-->Solução Caseira Para Prevenir Hipertensão com Sal Light - Educar Saúde

Solução Caseira Para Prevenir Hipertensão com Sal Light

Publicado em 28/10/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Solução Caseira Para Hipertensão: A hipertensão carateriza-se por ser a pressão arterial alta, ou seja, a pressão do sangue dentro do nosso corpo. Isto deve-se devido ao excesso de consumo de sal diariamente. A hipertensão é uma doença assintomática e silenciosa, que quando não devidamente tratada pode trazer complicações como AVC ou doença renal.

Como referimos é uma doença que não apresenta sintomas, sendo esses apenas visíveis quando perante uma crise, ou seja, quando se fica num estado hipertenso e tem que se dar entrada numa unidade de saúde. Nessa altura alguns dos sintomas da hipertensão tendem a ser:

• dor de cabeça
• cansaço
• dificuldade em respirar
• enjoo
• vómito
• agitação
• visão turva

Quem estiver propenso a sofrer de hipertensão arterial tem de andar controlado. E como controlar a hipertensão? Usando um aparelho para medir a pressão, e diz-se que temos hipertensão quando esse aparelho mostra valores acima ou iguais a 140 x 90 mmHg.

E Como Tratar a Hipertensão?

O tratamento da hipertensão deve ser feito por um médico, recorrendo à toma de medicamentos. Mas existe outra forma de a tratar, que é através da prevenção. Assim como remédio caseiro para a hipertensão é passar a usar um sal light nas receitas. O sal light é um tipo de sal com menor concentração de sódio e por isso ideal para quem sofre de pressão alta.

Tanto a dose de sal normal como de sal light recomendada diariamente é de 5 g por dia. Não se aumenta a quantidade apenas por ser light, senão a concentração de sódio é a mesma. O sal light deve ser usado em todas as receitas, tal como o sal normal, mas irá notar uma pequena diferença no sabor quando comprado com o sal comum. Para os hipertensos este sal é ótimo, pois melhora a qualidade de vida. Lembre-se que a hipertensão é uma doença crónica que deve ser tratada diariamente para garantir o bem-estar do indivíduo.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858