-->Solução caseira para sinusite: chá de sálvia - Educar Saúde

Solução caseira para sinusite: chá de sálvia

Publicado em 09/09/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Enfrentar o problema da sinusite é um desafio que milhares de pessoas têm que aceitar durante a epóca mais fria do ano.

Com a chegada das temperaturas baixas e da chuva, o sistema imunológico encontra-se mais fraco e fica mais vulnerável a potenciais agressores e bactérias.

Com a acumulação de muco causada pela congestão nasal e pelas constipações, também característica desta altura, os seios e cavidade nasais, onde o muco costuma fluir normalmente, ficam cheias de germes e bactérias e, precisamente, de muco nasal.

Estas cavidades, chamadas de seios nasais, podem-se localizar atrás da testa, no osso nasal, nas bochechas e perto dos olhos.

Existem três tipos de sinusite

Uma aguda, que dura cerca de quatro semanas, a subaguda, que dura entre quatro e doze semanas e a crónica, que pode durar entre três meses ou mais.

A sinuste aguda é a mais comum e os seus sintomas são bastante conhecidos: máu hálito, perda do olfacto, tosse, cansaço geral, febre, dor de cabeça ou dor de dentes (depende dos seios nasais onde se localiza a sinusite), congestão nasal e dor de garganta.

A sinusite é ainda responsável pela secreção espessa do muco, que passa a ser de cor esverdeada. Em muito semelhante à constipação e à gripe, mas que necessita de um tratamento adequado. Evite ambientes húmidos, ar condicionado e ambientes, onde a propagação de bactérias, germes e vírus é mais provável.

Solução caseira para sinusite

Para além da medicação recomendada pelo médico, pode e deve apostar em soluções caseiras como o chá, que ajudam sempre a reforçar o sistema imunológico.

Experimente beber chá de sálvia, três vezes por dia. Coloque uma colher de sobremesa de folhas de sálvia numa chávena e cubra com água acabada de ferver.

Deixe o chá arrefecer, coe as olhas de sálvia e está pronto a beber. Adoce com um pouco de mel, a seu gosto.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120