-->Solução caseira para Torcicolo (Dor persistente no pescoço) - Educar Saúde

Solução caseira para Torcicolo (Dor persistente no pescoço)

Publicado em 10/09/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Quantas vezes não acordou já, com uma dor persistente no pescoço, que o impossibilitou de até rodar a cabeça? Se já lhe aconteceu, então teve um torcicolo, uma anomalia caracterizada pela contracção total ou parcial dos músculos do pescoço e pela incapacidade de mobilizar a cabeça.

Causas

Apesar de ser comum, este problema afecta, na sua maior parte, o sexo feminino. Podem surgir em qualquer altura, mas com causas já conhecidas pelos especialistas. Surge, na maior parte das vezes, por causa de uma má postura durante várias horas (daí acontecer mais enquanto dormimos, pois nem todas as pessoas alteram a sua posição de dormir). As pessoas que estão muito tempo à frente do computador são mais susceptíveis de ter este tipo de problema.

Os torcicolos podem também surgir graças a movimentos bruscos, que ocorrem em grande parte dos desportos. Os espasmos musculares que surgem na altura evoluem para um torcicolo que necessita de um tratamento mais cuidado.

Dependendo da gravidade da situação, o torcicolo deve ter um tratamento intensivo, para ser eliminado mais rapidamente. Aplique algo quente sobre a área durida e tome medicamentos que aliviam a dor muscular e relaxam o pescoço. Se o seu caso é mais grave, então existem técnicas especializadas de fisioterapia, que deve consultar.

Solução caseira para Torcicolo (Dor persistente no pescoço)

Se quer livrar-se do torcicolo mais rapidamente, existem alguns truques caseiros que pode seguir. Faça uma cataplasma com folhas de louro verdes e aplique na região muscular dorida, deixando actuar durante 20 minutos. Para a fazer, deve colocar algumas folhas de louro numa panela e amassar, com mum pilão.

Adicione duas colheres de sopa de óleo de amêndoas doces e continue a amassar as folhas, até a cor do óleo mudar. Depois retire as folhas e aplique a solução, massajando com movimentos circulares na área do torcicolo. Mantenha uma postura correcta e repita a massagem, até o torcicolo desaparecer.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858