-->Chá de manjericão e limão para aliviar os sintomas da amigdalite - Educar Saúde

Chá de manjericão e limão para aliviar os sintomas da amigdalite

Publicado em 07/09/2012. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 31 dezembro 2018

Na sequência descrevemos 2 soluções caseiras para aliviar os sintomas incômodos da amigdalite: o chá de manjericão e o limão.

As amígdalas estão localizadas nos dois lados da garganta, protegendo a entrada da traqueia e do esôfago. Elas fazem parte do sistema de defesa do corpo e previnem a invasão de bactérias e vírus na boca.

Quando as amígdalas não conseguem cumprir a sua função, os patógenos invadem a região, situação que ocorre especialmente em crianças, devido ao sistema imunológico enfraquecido, resultado geralmente na amigdalite.

A amigdalite pode ocorrer como resultado de uma infecção viral ou bacteriana. Dependendo da causa, a inflamação varia com a gravidade e se manifesta com vários sintomas.

Os sintomas mais comuns de amigdalite incluem dor de garganta, vermelhidão e inchaço das amígdalas, manchas brancas no local, mau hálito, dificuldade para engolir, corrimento nasal, garganta inflamada, tosse e espirros.

A infecção é altamente contagiosa e pode ser rapidamente transferida de uma pessoa para outra através da saliva, como espirros. Por esse motivo, elas devem ser tratadas o quanto antes.

Existem vários remédios caseiros para tratar a amigdalite naturalmente. Estes ajudam a aliviar os sintomas e são direcionados contra a infecção. Na sequência apresentamos 2 soluções que podem ser usadas como complemento ao tratamento médico.

Chá de manjericão

Chá De Manjericão E Limão Para Aliviar Os Sintomas Da Amigdalite

O consumo de chá de manjericão é uma excelente solução natural para ajudar a combater a inflamação das amígdalas e acelerar a recuperação.

A planta tem propriedades antivirais, calmantes e anti-inflamatórios. A suas propriedades calmantes também ajudam a reduzir o inchaço e a dor e aceleram o processo de cicatrização.

Para usar o manjericão: adicione 10 a 12 folhas de manjericão a 1 ½ xícaras de água e cozinhe por 10 minutos. Peneire as folhas e adicione o suco de limão fresco. Beba o chá 3 vezes seguidas 3 vezes ao dia.

Existem vários remédios caseiros que tratam amigdalite naturalmente. Além desses remédios caseiros, é importante evitar atividades extenuantes, falar o menor e o mais calmo possível e beber muito. Isso suporta a atividade imunológica e o processo de cura.

Ingredientes:

Modo de preparação:

  • 1) Numa panela adicione uma chávena de água e as duas colheres de sopa de manjericão;
  • 2) Deixe ferver durante algum tempo;
  • 3) Desligue o fogão e deixe arrefecer durante 2 a 3 minutos;
  • 4) Peneire as folhas e adicione suco de limão fresco se desejar. Beba o chá 3 vezes ao dia durante 3 dias. Também pode usar a infusão para fazer gargarejos.

Limão

Os limões são anti-inflamatórios, antibacterianos e antivirais. O seu elevado conteúdo em vitamina C melhora a defesa do corpo contra infecções e reduz os sintomas de amigdalite.

Para beneficiar dos efeitos de limão: Misture o suco fresco de um limão com um copo de água morna, uma pitada de sal marinho e 1 colher de chá de mel orgânico. Beba a mistura duas vezes ao dia até sentir melhoras. Conheça outros tratamentos naturais consultando o artigo: Tratamentos Caseiros para Amigdalite.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.