Solução natural para cabelo seco

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Solução natural para cabelo seco: Se tem o cabelo seco, sabe das dificuldades que este lhe coloca para estar bonito e com um aspeto brilhante e saudável. O cabelo seco, ao contrário do que acontece com os outros cabelos, tem falta de oleosidade.

As glândulas sebáceas presentes do couro cabeludo não produzem a quantidade de gordura necessária para uma hidratação natural dos cabelos, e assim, estes acabam por ficar frágeis e quebradiços, com um aspeto baço e com as pontas espigadas. Além disso, é um cabelo com tendência a ter muito volume, sendo muito difícil de pentear.

Quais as causas do cabelo seco?

O cabelo seco pode ser causado por diversas razões. Antes de mais, há mulheres, e homens, que têm uma predisposição natural para uma baixa produção de oleosidade na pele. Existem ainda outras causas, como por exemplo o uso exagerado de químicos no cabelo, como por exemplo nas permanentes ou nas pinturas. Também o uso de um champô errado para as características do seu cabelo, pode remover a hidratação natural que possui, promovendo a secura dos seus cabelos. Há ainda situações de problemas de saúde, ou ainda, falta de cuidado com o Sol, que também podem provocar este problema.

A forma de combater este problema é simples. Hidratação. Seja com produtos comprados, seja com máscaras ou champôs caseiros, a hidratação é palavra chave para resolver o seu problema de cabelo seco. Neste artigo iremos apresentar uma solução natural, livre de químicos, que pode fazer em casa.

Champô natural de sândalo e palmarosa

Ingredientes
– 20 gotas de óleo essencial de sândalo;
– 10 gotas de óleo essencial de palmarosa;
– 1 colher de sopa de glicerina vegetal;
– 60 ml do seu champô habitual;
– 60 ml de água destilada.

Num recipiente, junte os óleos essenciais e a glicerina vegetal, e agite bem. De seguida, adicione o champô e a água, e volte a agitar vigorosamente. Aplique no seu cabelo, massajando suavemente. Deixe atuar algum tempo, e no fim, passe o cabelo por água. Faça deste o seu champô habitual, e verá o seu cabelo ficar com um aspeto brilhante e saudável.