Solução natural para distúrbios do fígado

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Solução natural para distúrbios do fígado: O fígado é um órgão muito importante do corpo humano que tem a função de eliminar substâncias nocivas ao organismo pela vesícula biliar ou pelo sangue. Este é o órgão responsável pela maior parte da produção do colesterol presente no corpo humano, que é por sua vez o principal responsável pela produção de testosterona, estrogénio e adrenalina.

No entanto é o órgão que mais sofre pela ingestão de álcool em demasia e por má alimentação, por essa razão deixar-lhe-emos algumas dicas para que previna ou elimine alguns problemas neste órgão.

Muitos dos distúrbios causados no fígado podem ser resolvidos com uma boa limpeza do organismo, que podemos obter com alimentos ou medicamentos ricos em enxofre, tal como a couve, os brócolos e a maioria dos vegetais de cor verde escura e o ginseng.

Vamos explicar-lhe como preparar um ótimo tratamento natural à base de couve. Um tratamento muito simples e barato que poderá fazer sem dificuldades. Deve ter couve (100 gramas) e água (1 litro) disponíveis. O modo de fazer o chá é, simplesmente, ferver a água e de seguida, após colocar a couve num recipiente, coloque a água sobre a couve e cubra durante algum tempo. Agora é só tomar no decorrer do dia.

Um outro tratamento, este à base de alcachofra, que é dita por muitos ser “o” remédio para o fígado, bastante eficaz também nos cálculos biliares, anemia, obesidade e como ótimo diurético, que deve manter-se com uma dieta saudável e exercício físico, é o chá de raiz de alcachofra. Irá necessitar de raiz de alcachofra (20 gramas) e água (1 litro). Coloque a água a ferver com a raiz de alcachofra. Após isso, apenas será necessário beber este tónico.

O chá de alcachofra deve ser tomado três vezes por dia, uma vez em jejum e as restantes após o almoço e jantar.