Solução natural para fadiga

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Solução natural para fadiga: A fadiga tornou-se numa palavra quase obrigatória de usar, no nosso quotidiano. O stress diário é motivo suficiente para o cansaço e mal-estar geral de que muitas pessoas reclamam.

açaí

Mas este não é o único motivo para apresentar cansaço e desgaste físico e emocional. Quando não dormimos bem, quando não nos alimentamos bem e quando vivemos sem tempo para realizar actividades básicas, torna-se natural que o corpo vá abaixo e que apresente sinais de ruptura.

Por estar associada a tantos problemas e a tantas doenças, a fadiga é um factor que preocupa muitos especialistas da medicina actual. Em casos mais extremos, a fadiga pode levar à depressão e fazer-se acompanhar de febre, dores musculares e perda de memória.

Os sintomas deste problema são bastante simples. O paciente apresenta um cansaço habitual e duradouro, que persiste em se manifestar através de olheiras, dores e insónias. Apresenta-se, também, através de alterações súbitas na personalidade (pessoas fatigadas tornam-se mais irritáveis e impacientes), e através da falta de concentração e no desinteresse em realizar actividades que antes gostava de fazer ou que estava habituado a realizar.

Quando o problema se prolonga muito para além das duas semanas comuns, podemos falar em fadiga crónica, isto é, durante ciclos, os doentes apresentarão os sintomas da fadiga, durante vários anos.

Existem tratamentos médicos para este problema, mas descansar e evitar preocupações pode ser um bom começo. Tal como, investir numa melhor alimentação e na ingestão de produtos naturais. Procure fazer um xarope caseiro com uma colher de sopa de xarope de guaraná, 50 gramas de açai e 10 gramas de catuaba em pó.

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Deve beber esta solução todos os dias, no mínimo duas vezes. O guaraná é conhecido pelas suas propriedades energéticas e revitalizantes, por isso, convém evitar beber esta solução à noite.