Solução natural para gripe

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A gripe é uma doença sazonal, que está geralmente mais relacionada com o período de Inverno e portanto de maior frio. No entanto poderá ocorrer também em outras alturas do ano. Esta é das doenças mais comuns, e é certo que toda a gente já sofreu de gripe várias vezes ao longo da sua vida, e que irá sofrer ainda mais vezes deste problema.

Ler: Xarope de Cenoura para Gripe

De uma forma muito sintética podemos dizer que a gripe surge geralmente de uma infeção viral. Esta geralmente aparece quando o nosso organismo, por um motivo ou outro, perde algum do seu poder imunológico e nós ficamos muito mais sensíveis a infeções às quais não estaríamos estão frágeis.

Como é das doenças que afeta mais pessoas e com mais frequência, isso reflete-se na indústria farmacêutica. Reflete-se no sentido de que a variedade de medicamentos para atenuar os sintomas da gripe é bastante significativa e numerosa. Existem vários tipos de medicamentos, todos eles com o mesmo objetivo, e que se prende com conseguir atenuar os sintomas da gripe.

No entanto, tem-se sabido que a maioria destes medicamentos efetivamente é eficaz, mas que poderão colocar em causa a saúde do nosso organismo noutros sentidos. O nosso fígado, por exemplo, é sobrecarregado cada vez que consumimos este tipo de medicamentos. E, sejamos sinceros, consumir estes medicamentos cada vez que temos gripe será mau.

Solução natural para gripe

Existe um remédio natural à base de alho com efeitos muito poderosos e menos custosos ao organismo. Veja-se a receita para um xarope:

• 200g de açúcar;
• 80g de alho amassado;
• 150 ml de água.

Quanto à preparação, basta colocar numa panela a água juntamente com o açúcar. À medida que vai fervendo (preferencialmente depois de ferver) junta-se então o alho e deixa-se ferver mais dez minutos. Depois basta deixar arrefecer um pouco e coar, e está pronto a tomar. Devemos tomar entre 1 a 3 colheres por dia deste xarope.