Soluços

Publicado em 19/05/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 17 dezembro 2018

Os soluços são espasmos repetidos do diafragma. O diafragma é um músculo largo e plano que separa o tórax do abdómen (barriga). A maioria dos soluços não é incomodativa e dura menos de uma hora. Por vezes, os soluços podem durar entre horas a dias, e estarem sempre a voltar, caso em que podem ser provocados por uma doença. Se isso acontecer, deverá consultar um médico.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Causas do soluço:

Os soluços são provocados por um nervo irritado (o nervo frénico) que faz contrair o diafragma. Algumas das coisas que podem irritar o nervo frénico são comer em demasia ou rapidamente. Se beber líquidos com gás também pode ficar com soluços, assim como se beber álcool, emocionar-se ou em situações de stress.

Sinais e sintomas:

Poderá ouvir um som agudo e rápido proveniente da boca. Este som é produzido quando o espasmo do soluço encerra os músculos na parte de trás da garganta, enquanto respira.

Soluços tratamento:

Existem formas diferentes de acabar com os soluços. Pode suster a respiração e contar silenciosamente até dez (mentalmente). Pode tentar beber um copo de água. Engolir pão seco ou uma colher de açúcar também pode ajudar. Por vezes, poderá ser necessário recorrer a um medicamento para parar os soluços.

Saiba mais sobre:
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade

Soluços