Sons Estimulantes para os Bebês Recém Nascidos

Durante os primeiros meses de vida, os sons são um poderoso estímulo, que ajuda o bebê a desenvolver a sua parte cognitiva, mas também, a ter maior consciência do mundo que o rodeia.

Cada criança nasce com determinadas capacidades inatas, que devem ser estimuladas e desenvolvidas de modo a atingir todo o seu potencial.

Ao utilizar sons estimulantes de uma forma constante e sistemática durante o primeiro ano, estará a facilitar o processo de aprendizagem e assimilação sensitiva, linguística e cognitiva.

Assim, torna-se imperativo introduzir música e outros sons estimulantes logo que possível, proporcionando ao bebê um ambiente rico e propício a novas aprendizagens.

Conheça de seguida alguns sons estimulantes para os bebês recém nascidos.

Atividades com sons estimulantes para os bebês recém nascidos

Durante a sua infância, as brincadeiras e os jogos são uma parte essencial da aprendizagem das crianças. Assim, este tipo de atividade não têm apenas o papel de distrair e divertir, sendo também um veículo do desenvolvimento motor e cognitivo.

Confira de seguida algumas brincadeiras e atividades que irão deixar o seu bebê bem disposto, ao mesmo tempo que estimula a sua mente.

Deixe o seu bebê ouvir os seguintes sons estimulantes:

– som do exaustor ou da máquina de lavar roupa (emitem sons muito idênticos aos que o bebê ouvia quando se encontrava no útero materno);

– som de chocalhos (é um som diferente do que o bebê está habituado, chamando por isso facilmente a sua atenção);

– faça sons diversos, diferentes daqueles que ele costuma ouvir à sua volta;

– músicas infantis cantadas por si, com diferentes entoações, vozes e ritmo, com uma letra adaptada de modo a incluir o nome do seu bebê;

– músicas tranquilas e calmas, com repetição de melodias, com um volume suave (este tipo de música ajudará o bebê a sentir-se mais calmo e autoconfiante);

Estas atividades devem ser colocadas em prática quando o bebê está bem desperto, de modo a conseguir focar-se nos sons. É normal inicialmente o bebê não responder logo, mas aos poucos irá começar a sentir-se mais atraído pelos sons.