Sopa para prisão de ventre

Conteúdo revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Última Atualização: 30/10/19

Disfrute de todos os benefícios e propriedades medicinais desta saborosa Sopa de abóbora para prisão de ventre.

Continua depois da Publicidade

abobora

A obstipação ou a constipação intestinal, conhecida, sobretudo, pela prisão de ventre é um problema que afecta mais mulheres do que homens. Este problema é caracterizado pela evacuação pouco frequente de fezes ou dificuldades em fazê-lo.

Em comum, uma pessoa vai à casa de banho todos os dias, pelo menos uma vez. Quando a frequência reduz-se para menos de três vezes por semana e os sintomas como o inchaço abdominal, as cólicas, o aumento de peso, a irritabilidade, a fadiga e as fezes duras o afectam, então está a sofrer com prisão de ventre.

As causas apontadas para o aparecimento deste problema são variadas. Tudo pode depender do estilo de vida que leva e da alimentação que pratica. Apesar de nem sempre sermos fãs de vegetais e sopas, o facto é que os alimentos ricos em fibra, como os vegetais, contribuem para um trânsito intestinal activo.

A falta de exercício, as alterações hormonais, a gravidez, o uso de certos medicamentos, a ansiedade e o stress são também causas atribuídas para o aparecimento da prisão de ventre. Até a falta de exercício físico pode contribuir para a menor frequência de idas à casa de banho.

Alterar o seu estilo de vida sedentário, ser mais activo e comer melhor são boas dicas para melhorar o seu trânsito intestinal. A quatidade de fibras que circulam no corpo humano deve aumentar, por isso pode apostar no consumo de chás, sopas e frutas com muita fibra.

Experimente fazer um sopa deliciosa de abóbora, vegetal rico em fibrosas e que vai ajudar a tornar o bolo alimentar mais húmido e as fezes menos duras. Para preparar esta sopa precisa de meio kilo de abóbora, dois dentes de alho amassados, um talo de alho francês, uma cebola picada, dois litros de água, uma colher de azeite e sal e manjericão a gosto.

Coloque na panela, primeiramente, o alho francês, a cebola e o azeite. Deixe refogar e só depois, juntam-se a abóbora, cortada em pedaços, e a água. Depois de encontrar a abóbora mole, mexa tudo com o liquidificador ou a varinha mágica.

Por fim, coloque o sal e o majericão a gosto. Para complementar a receita anti-prisão de ventre, complete a sua refeição com um batido de mamão papaia, juntamente com um copo de iogurte.

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 30/10/19