-->Descubra os Passos para um Sorriso mais Saudável e Brilhante - Educar Saúde

Descubra os Passos para um Sorriso mais Saudável e Brilhante

Publicado em 21/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018
Uma boa higiene oral é a condição essencial para manter um sorriso saudável e bonito durante toda a vida adulta.
E todo cuidado é pouco para evitar o aparecimento de cáries e doenças das gengivas, que podem ganham proporções elevadas e afetar a estética e a saúde bucal.

Durante toda sua vida de adulto é essencial que você continue a:

–  Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana.

–  Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva.

– Limitar a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido.

– Consulte seu dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma limpeza.

Mesmo escovando os dentes e usando fio dental regularmente, podem surgir problemas específicos de saúde bucal da idade adulta:

gengivite é um problema grave que deve ser tratado. Seus sintomas são gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação.

No estágio avançado, a doença periodontal pode causar a perda dos dentes.

Estudos demonstram uma correlação entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças, tais como: diabetes, cardiopatias, derrames e problemas respiratórios, dentre outros.

À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações e nas raízes dos dentes se tornam mais comuns. Daí a importância dos cuidados com a higiene serem redobrados.

Também a sensibilidade pode se tornar mais séria com o avançar da idade. A gengiva se retrai naturalmente expondo áreas não protegidas pelo esmalte. Essas áreas passam a apresentar sensibilidade na presença de alimentos gelados ou quentes.

Passos para um sorriso saudável e brilhante

1 – Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.

2 – Use fio dental diariamente.

3 – Limite o número de lanches ingeridos por dia.

4 – Visite seu dentista regularmente.

Descubra realmente se o Fluoreto Faz Mal à Saúde

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.