A stevia (ou estévia) é obtida a partir de uma planta, o que nos leva imediatamente a pensar que será uma escolha mais saudável em comparação com o açúcar comum e com os adoçantes artificiais.
No entanto, algumas marcas de stevia vendidas em lojas são altamente refinadas, branqueadas e veem carregada de hidratos de carbono e até algumas calorias.
Mesmo na sua forma mais pura, a stevia contém muito pouco valor nutricional. Por isso, o melhor é consumi-la com moderação.
“Num mundo onde as doenças provocadas pelo consumo de açúcar estão a aumentar cada vez mais, a stevia tornou-se, para muita gente, o super-herói responsável pelo resgate, referida pelos media como uma alternativa “natural” aos adoçantes artificiais.
A planta não só é apenas 300 vezes mais doce que o açúcar, como também tem zero calorias. Portanto, tem muito pouco ou nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue.
A stevia é 100% natural. É por isso que as pessoas pensam automaticamente que isso a torna numa escolha mais saudável do que os adoçantes artificiais, que estão carregados de produtos químicos.
Mas toda essa diferença é real?
Antes de descobrirmos, aqui fica um olhar rápido sobre o que é a stevia e de que forma ela é diferente do açúcar comum que costumamos consumir.
O que é a stevia e de que forma ela é diferente do açúcar comum?
Apesar do açúcar e da stevia serem ambos derivados de fontes naturais, existem bastantes diferenças entre um e outro.
Fonte e processo
A stevia é um adoçante à base de plantas que é feito a partir das folhas das plantas de Stevia rebaudiana.
Em primeiro lugar, as folhas da planta de Stevia são secas.
O extrato concentrado obtido no processo é então filtrado e transformado nas formas em pó, cristalina ou líquida.
Os pacotes de stevia que estão disponíveis das lojas de departamento e nos supermercados não são a erva no seu estado puro, mas sim o seu extrato processado.
Por seu turno, o açúcar ou sacarose produzido comercialmente é extraído da cana-de-açúcar e da beterraba sacarina.
Sabor
O produto final é cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar normal e muitas pessoas podem queixar-se de um travo amargo.
Calorias da stevia
Uma das razões pela qual a stevia é tão popular é o seu baixíssimo teor em calorias. Um único pacote de stevia processada, que é praticamente equivalente a 2 colheres de chá de açúcar, dá-lhe cerca de 5 calorias e 1 grama de hidratos de carbono.
O extrato puro, na forma líquida do adoçante (encontrará isto com frequência em lojas de alimentos saudáveis), contém zero calorias.
Por outro lado, 2 colheres de chá de açúcar fornecem-lhe cerca de 30 calorias e 8 gramas de hidratos de carbono.
Isto não é um problema, a menos que você seja um viciado em açúcar, que é quando todas as calorias que você consome ao longo do tempo se somam para causar uma grande quantidade de problemas, incluindo a diabetes tipo 2 e a paragem cardíaca.
Todas as stevias são diferentes
A Stevia, na forma de planta verde natural que se pode cultivar no jardim ou comprar na forma de folha seca ou tintura, contém zero calorias e é considerada segura.
Assim, ela pode atingir o objetivo final de adoçar o seu milkshake matinal sem fazer com que você fique gordo/a.
Isto é um enorme benefício para as pessoas que têm uma queda por doces impossível de controlar e uma tendência para aumentarem de peso.
Isto significa também uma maior estabilidade dos níveis de açúcar no sangue, um menor risco de desenvolver diabetes e paragens cardíacas e uma resistência à insulina saudável – problemas de saúde associados a uma grande ingestão de açúcar comum.
Uma vez que esta é a forma mais pura de stevia, você tem também uma menor probabilidade de sofrer algum efeito colateral.
No entanto, a stevia que nos é disponibilizada nas prateleiras dos supermercados pode não ser tão natural quanto o marketing nos faria acreditar.
Formas em pó e branqueadas do extrato de stevia podem até estar aprovadas pela FDA mas passam por processos químicos intensos, até se obter o produto final.
O extrato é extremamente refinado e o pó é combinado com álcoois abundantes em açúcares.
Este é um tipo de hidratos de carbono que não é facilmente digerido pelo nosso organismo e que pode causar um desconforto gástrico grave.
Além disto, a stevia é também ampliada com maltodextrina – um amido refinado que quebra a glucose.
Para torná-la tão doce como o açúcar de mesa normal, ela é ainda bombardeada com outros hidratos de carbono que aumentam o conteúdo calorífico.
Portanto, ao comprar a stevia vendida em lojas, todo o propósito de consumir doçura com zero calorias é perdido.
Em vez disso, você está a absorver inconscientemente uma série de substâncias químicas desnecessárias para o seu corpo.
Verdito final: a moderação é a chave
Dizer que a stevia é segura para o consumo ou não, depende em grande parte, se você está a consumir a versão processada ou a versão herbácea natural.
Ficou claro, agora, que a versão processada que você vê nas lojas não é tão natural e saudável para o seu corpo como você pensava que fosse.
Por outro lado, a stevia em folha seca ou na forma de extrato puro está livre de produtos químicos e vem sem calorias, que constituem uma ameaça à aparência da sua cintura.
No entanto, isto não significa que você pode consumir extrato de stevia puro às colheradas.
Lembre-se que a stevia, à semelhança de todos os outros adoçantes, continua a ter um valor nutricional muito baixo, independentemente de ter sido processada ou não.
Além disso, a maioria de nós não come açúcar ou stevia apenas por si só. É a forma como os incorporamos nas nossas refeições que faz toda a diferença.
Os níveis de açúcar no sangue são afetados pela forma como você mistura os seus alimentos.
Por exemplo, o açúcar presente num biscoito de farinha refinada fará com que sua insulina aumente muito mais do que algumas porções de mel servidas num iogurte rico em proteínas.
Portanto, é melhor seguir a sabedoria popular: a moderação é a chave. Não desperdice o seu tempo à procura de adoçantes que sejam mais saudáveis que o açúcar pois não vai encontrar – não existem adoçantes saudáveis.
Eles não são ricos em nutrientes, mesmo que não tenham calorias. Portanto, reduzir a ingestão global de todos os adoçantes é a melhor abordagem que pode seguir.
Então, independentemente de estar a comer um gelado normal ou um biscoito açucarado com stevia, considere que ambos não são mais do que um prazer ocasional.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.