Subsídio de Doença

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Subsídio de Doença. Quando alguém durante um determinado período de tempo não está capaz de trabalhar por motivos de doença a segurança social dá uma quantia em dinheiro a essa pessoa, para a ajudar a continuar a vida nesse período de tempo. Para se poder receber o subsídio de doença é necessário trabalhar por conta de outras pessoas, ou ser trabalhador marítimo ou vigia português e que exerça a sua actividade em barcos estrangeiros, se forem bolseiros de investigação científica que sejam abrangidos pelo Seguro Social Voluntário e trabalhadores independentes que optem pelo esquema de protecção alargado e que a sua situação esteja regularizada três meses antes de terem a doença.

Mas mesmo assim este subsídio não é dado de bandeja e tem regras a cumprir para o poder receber. Isto porque no nosso país tudo é dado mas nada é de forma a ajudar quando se vê bem. Para receber o subsídio o doente deve ter sido remunerado pelo seu trabalho durante seis meses seguidos ou não, deve ter feito descontos para a segurança social durante esses seis meses de trabalho, e ter pelo menos 12 dias com registo de salário nos quatro meses anteriores a ter ficado doente.

Caso contrario o subsídio não é atribuído e o doente fica a ver navios, sendo assim esta também uma das causas que contribuem para muitas famílias acabarem a viver na rua, pois não recebem ajuda de lado nenhum e os trabalhadores da casa estão incapacitados.

Para ser pedido o subsídio de doença deve entregar-se pessoalmente ou por correio a cópia original do atestado médico, num centro da segurança social, no prazo de cinco dias após o atestado ter sido passado. Caso passem mais dias e não tenha como entregar o atestado bem pode esquecer o subsídio.

Caso não saiba ainda deste subsídio e queira recebe-lo quando estiver doente, se está incluido em algum dos grupos das pessoas que o pode receber comece já hoje a tratar de regularizar a sua situação, pois nunca se sabe quando pode ficar doente e necessitar de uma ajuda extra.

Ler também:

Pagamento do subsídio de doença

Como calcular o valor a receber do subsídio de doença