Suco de alfafa para diminuir o estresse

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Suco de alfafa para diminuir o estresse: O stress é, nos dias de hoje, uma doença muito comum em pessoas com o dia-a-dia muito ocupado e exigente. Ele carateriza-se pelo desgaste físico e psicológico do ser humano, e é causado pela ansiedade e depressão.

alfafa (Medicago sativa) luzerna

Quando o stress é demasiado pode levar o nosso organismo a deixar de responder de forma eficiente a problemas que exigem a ativação de mecanismos de defesa, podendo assim ocorrer mais facilmente o aparecimento de doenças como as cardiovasculares ou as gripes.

Alguns dos originadores do stress são a dificuldade na relação amorosa, eventos importantes da vida, dívidas por pagar, dificuldades no trabalho ou estudo, hábitos alcoólicos ou tabagistas e exposição a elevados índices de luz e som, por exemplo.

Para nos ajudar com o stress existe uma planta chamada alfafa, que para além do stress ajuda também no combate ao colesterol alto, na anemia, na arteriosclerose, na artrite, no cansaço e nas úlceras, devido ao seu elevado teor em cálcio, clorofila, vitaminas e outros minerais. Além disto tudo, o consumo desta planta não contém efeitos secundários, o que é excelente.

No caso do stress deixamos-lhe a receita do sumo de alfafa, o qual deve tomar um copo por dia. Para a preparação deste sumo, coloque por perto uma mão cheia de alfafa, um litro de água, uma cenoura e quatro folhas de alface, tudo bem lavado. De seguida rale a cenoura e coloque tudo no liquidificador até formar uma mistura homogénea. Por fim se necessitar de açúcar, coloque-o a seu gosto.

Lembre-se que o consumo deste sumo não garante a eliminação do stress por completo. Para ajudar deve-se distrair com outra coisa e tentar esquecer aquilo que originou o stress. Se o stress perdurar deve, também, consultar um especialista para que lhe recomende um melhor calmante, de modo a livrar-se de vez do stress.