Suco de beterraba para prevenir a espinha bífida

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Suco de beterraba para prevenir a espinha bífida: A espinha bífida é uma doença que ocorre durante os primeiros meses da gestação do feto. Esta doença consiste numa malformação na coluna vertebral, que deixa a medula mais suscetível a alterações.

beterraba

Estas possíveis alterações podem vir a ser bastante perigosas pois a danificação ou trauma da medula origina, entre muitos outros problemas, a paralisia das pernas, problemas motores, incontinência e mudanças de sensibilidade nos membros inferiores.

Embora sem certezas, acredita-se que esta doença ocorre por causas ambientais ou genéticas, ou ainda pela falta de nutrientes durante a gestação, em principal a falta de ácido fólico.

Alguns tipos mais graves desta doença têm uma ampla hipótese de serem detectados aquando das ecografias e, de seguida, confirmados através da extração de líquido amniótico.

No caso de pretender evitar o aparecimento da espinha bífida, o sumo de beterraba é bastante recomendável visto que, contém em grande porção o ácido fólico, nutriente indispensável a uma mulher grávida.

De modo a preparar o sumo deve ter por perto um limão, água, açúcar e uma beterraba grande. Comece por espremer o limão para um copo, cortar as extremidades da beterraba e descascar.

De seguida coloque a beterraba, o sumo de limão, quatro colheres de açúcar e um copo e meio de água no liquidificador até ficar tudo bem líquido, se não couber tudo de uma vez no liquidificador, separe e depois junte tudo. Por fim, coloque açúcar a seu gosto e lembre-se de tomar dois ou três copos de sumo por semana durante a gestação.

Para prevenir definitivamente a doença deve, durante toda a gravidez, ser acompanhada por um médico, de modo a detetar e prevenir de forma mais rígida o aparecimento da espinha bífida. Pois, por vezes, o sumo da beterraba não é suficiente para nutrir o seu corpo em ácido fólico, e é necessário medicamento.