Suco de frutas para intestino preso

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Suco de frutas para intestino preso: Sabia que quando algo não está bem com o intestino, são os outros órgãos que podem sofrer com isso? Na verdade, a prisão de ventre não provoca apenas barriga inchada, dores no estômago e sensação de desconforto.

Este problema do foro intestinal é também responsável pelo aparecimento de acne, celulite ou perda de firmeza na pele. Como é que isto acontece? Como a flora intestinal fica desregulada na ausência de defecação, as bactérias que originam as toxinas no organismo multiplicam-se, poluindo o corpo e gerando estes problemas na pele. Além disso, esta absorção de água é também prejudicial ao organismo e à sua nutrição. Os nutrientes e proteínas também são absorvidos pelo bolo alimentar, não chegando ás células.

Para alterar esta situação, há que alterar o tipo de alimentação e estilo de vida que leva. Os vegetais, as frutas, os alimentos ricos em fibra, a água e o exercício físico são essenciais para melhorar a flora e o trânsito intestinais. A extensão em tempo de uma prisão de ventre complica, não só a vida de quem tem este problema (sofre de desconforto e de barriga inchada), como também a sua saúde. A prisão de ventre provoca putrefacção intestinal, infecção das vias urinárias, intestinais e renais, problemas digestivos e relacionados com o sistema nervoso.

Pode também preparar um sumo de frutas que aumente a ingestão de fibras. O sumo leva duas colheres de sopa de mamão (papaia), uma colher de sopa de farelo de trigo, 400 ml de sumo de laranja e cinco ameixas pretas. Junte todos os ingredientes num liquidificador e bater bem até obter uma mistura homogénea.

Este sumo de ameixa e mamão, dois frutos com bastantes fibras, deve ser bebido duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Não deve beber mais do que essas duas vezes, para não desregular o intestino.