Suco de laranja para controlar a pressão arterial

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Desfrute deste maravilhoso suco de laranja para controlar a pressão arterial.

laranja

A hipertensão ou pressão alta tem-se vindo a tornar num problema cada vez mais comum, sendo este caracterizado pelo aumento da pressão sanguínea sobre as paredes das artérias. Geralmente a hipertensão tende a surgir derivado a inúmeros fatores sendo uma grande parte desconhecida, dentro dos fatores geralmente associados ao desencadear da tensão alta poderemos destacar os seguintes:

– Estreitamento das artérias;
– Utilização de alguns medicamentos;
– Consumo de alimentos com alto teor de sal;
– Obesidade;
– Consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;

Tendo em conta que a pressão alta poderá desencadear inúmeros problemas de saúde e é uma das doenças de foro cardíaco que mais afeta a população mundial, sendo assim considerada como uma das doenças que desencadeia mais mortes e acidentes vasculares cerebrais, é fundamental aprender a prevenir e a colmatar a mesma, de modo a tornarmos a nossa vida mais duradoura e saudável.

Principais sintomas

Esta é talvez uma das doenças mais silenciosas, contudo as tonturas, as dores na nuca, a fadiga, as palpitações, as dificuldades respiratórias, as insónias e o sangramento nasal, são alguns dos principais sintomas que poderão ser associados à pressão alta.

Como prevenir

Tal como todas as outras doenças, a hipertensão também apresenta algumas medidas preventivas, logo, tendo em conta a gravidade que poderá vir a ser associada à mesma, eis o que pode fazer para prevenir o seu aparecimento:

– Reduzir o consumo de sal, podendo assim optar pela utilização de ervas aromáticas;
– Controlar o seu peso, devendo este estar de acordo com o seu IMC;
– Reduzir ou até mesmo eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;
– Praticar exercício físico regularmente;
– Optar por uma alimentação rica em frutas e vegetais;

Como controlar

Apesar da pressão alta ser um problema que por vezes se pode tornar bastante grave, existem algumas formas naturais de controlar a hipertensão de uma forma bem simples, natural e eficaz. Com um simples suco de laranja poderá vir a tornar a sua pressão sanguínea saudável, isto porque a laranja é uma fruta rica em potássio e como sabemos o potássio contribui positivamente para o melhoramento da circulação sanguínea. Logo graças ao potássio o nível de pressão sanguínea será restabelecido corretamente.

Receita do suco de laranja

Para preparar este remédio caseiro de cariz simples e eficaz, irá necessitar unicamente de 3 laranjas e um espremedor.

Preparação

Comece por cortar as laranjas a meio, seguidamente retire-lhes os caroços, depois com a ajuda de um espremedor retire todo o suco das laranjas e coloque-o num recipiente de vidro. Findo este processo o seu suco estará pronto para ser consumido.

Tal como este suco, o suco de laranja com agrião também poderá ser bastante eficaz no combate à pressão alta. Se preferir optar por este sumo, basta unicamente colocar um molho de agriões e 4 laranjas descascadas no liquidificador. Depois é só ligar o liquidificador até que seja formado um suco homogéneo, findo isso, o seu suco estará pronto.

Quer com o suco de laranja quer com o suco de laranja com agrião vai conseguir acabar com os seus problemas de pressão alta, deste modo é recomendado que consuma este suco diariamente, logo após a sua confeção. Para além de poder controlar a pressão alta, com este suco também poderá combater os resfriados, a bronquite, os problemas respiratórios e a fadiga. Tudo isto porque este suco é rico em vitamina C e em antioxidantes.