Baixar a pressão alta com Suco de laranja

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Baixar a pressão alta com Suco de laranja: Sabia que mais de metade da população sofre de pressão arterial alta? Infelizmente, este é um problema que aparece na maturidade. O corpo envelhece e acumula todos os descuidos que foram acontecendo durante a idade adulta.

Noites mal-dormidas, alimentação desequilibrada e rica em gorduras, vida sedentária e consumo de álcool e tabacos acumulam-se e causam a hipertensão ou pressão alta. Assim que aparece, a pressão alta nunca mais desaparece da nossa vida e o seu controlo é absolutamente obrigatório.

Até porque esta é uma assassina silenciosa: não se dá por conta dela, não manifesta sintomas, mas pode causar sérios problemas a nível cardiovascular. É através de um exame médico normal que se descobre a doença: os valores devem apontar 140/90 mmHg ou superior.

O que pode causar a pressão alta?

Em casos extremos e indiretamente, a pressão demasiado alta pode matar. Provoca o aumento do coração (aumentando, assim, a probabilidade de este falhar), dá origem a aneurismas que podem ficar localizados em qualquer veia, incluindo aorta e cérebro, estreita os vasos sanguíneos, endurece as artérias que percorrem o corpo e provoca ruptura nos vaso sanguíneos. Todas estas consequências podem causar enfartes e ataques cardíacos, situações, muitas vezes, fatais.

Melhorar o estilo de vida é, assim, obrigatório. Uma alimentação mais saudável, que conte com alimentos que tenham propriedades naturais, pode melhorar a saúde da pessoa hipertensa. A laranja, por exemplo, contém potássio e vitamina C, que ajudam a reduzir a pressão alta.

Pode preparar um sumo, para tomar todos os dias. Separe duas laranjas e 50 gramas de babosa (aloe vera), um ingrediente que melhora a circulação sanguínea e reduz as paredes das artérias. Retire o sumo da laranja e coloque-o no liquidificador, juntamente com a babosa. Misture tudo, até obter uma mistura e adoce com um pouco de mel. Deve beber este preparado duas vezes ao dia.