Suco de pepino para cálculos renais

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Suco de pepino para cálculos renais: Os cálculos renais ou litíase urinária, também vulgarmente conhecidos como pedra nos rins, são sais minerais que podem cristalizar e soltar-se passando para as vias urinárias, originando dores horríveis para o ser humano e problemas de difícil resolução em vários aspetos de saúde.

Os cálculos renais são detetados apenas quando se soltam do local de origem, ou de onde se encontram, causando assim uma crise aguda e dores fortes na zona lombar e das costas, além de diminuição da quantidade de urina e alterações na mesma, podendo por vezes existir a presença de sangue e sendo, dessa forma, impossíveis de não notar.

O sumo que trazemos para si hoje utilizará as características diuréticas do pepino, não permitindo a formação de cálculos renais tão facilmente e evitando as dores e complicações provenientes dos cálculos renais.

Para o fazer precisará de um pepino (não muito pequeno), mel (2 colheres de sopa), hortelã a seu gosto e um litro de água. Este sumo deve ser preparado para tomar de seguida. Comece por cortar o pepino, sem retirar a casca, às rodelas. Coloque no liquidificador com a água, o mel e a hortelã. Ligue o liquidificador e espere estar bem batido. Em seguida é só tomar este sumo, fazendo este ritual várias vezes por dia.

Nota: Utilizamos o pepino com a casca para não perdermos muitas das suas propriedades, incluindo características facilitadoras da sua digestão visto este ter uma digestão lenta.

O pepino é um vegetal bastante rico, possuindo diversos nutrientes que o tornam um excelente purificador, utilizado para tratar problemas do aparelho digestivo, vesícula, fígado e até como fortalecedor de cabelo e unhas, graças à sua riqueza em flúor. No entanto, o pepino é mais conhecido pela sua utilização como cosmético natural e rejuvenescedor celular da pele, pelo seu alto teor de potássio.