Suco de pepino para gota (ácido úrico elevado no sangue)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 09/09/24

Suco de pepino para gota: O ácido úrico elevado no sangue é causa para as dores nas articulações que muitas vezes os perturbam. Com o evoluir do problema, a hiperuricemia pode-se desenvolver para uma doença chamada gota.

Continua depois da Publicidade

Para além de níveis de ácido úrico muito altos, a gota é ainda caracterizada por surtos de artrite aguda, uma inflamação nas articulações que dificulta os movimentos.

Normalmente, esta doença desenvolve-se em homens adultou ou em mulheres que já tenham passado pela menopausa, mas em casos raros, a gota pode-se desenvolver num organismo de qualquer idade.

E a gota não é algo que demore rapidamente a passar. Muito pelo contrário. Há casos de pessoas que mantêm a gota 30 anos depois de terem tido o primeiro diagnóstico.

Os sintomas são dolorosos quando existe uma crise de artrite que pode durar cerca de 10 dias. Juntamente com a dor nas articulações e o inchaço na pele, o gotoso sofre de febre e calafrios.

A crise só volta uns meses depois, mas sempre com os mesmos sintomas. Por isso, é uma doença de fácil diagnóstico. O primeiro contacto com a certeza de que o doente tem gota é feito através de um exame ao sangue, onde são encontrados cristais de ácido úrico.

benefícios do pepino e suas vantagens

A gota não tem cura, mas tem tratamento que deve ser recomendado por especialistas. Deve sempre complementá-lo com uma dieta rica em frutas e vegetais e com alimentos com propriedades curativas.

É o caso do pepino, uma excelente arma contra a gota e contra as dores e inflamações nas articulações.

Prepare um sumo com meio pepino médio, meia cenoura média e um copo de água de coco. Descasque o pepino e a cenoura, corte-os em cubos e coloque numa centrifugadora. Misture com água de coco e está pronto a beber. Deve tomar este sumo três vezes ao dia.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24