Suco de romã para problemas do coração

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Suco de romã para problemas cardíacos: Infelizmente 42 a 48% das mortes na Europa Ocidental são derivadas a doenças cardíacas. Muitos dizem, erradamente, que este tipo de doença ataca mais o sexo masculino, mas a realidade é que esta afeta tanto os homens como as mulheres.

Apesar de se pensar que são as pessoas de mais idade que sofrem desta enfermidade, a verdade é que 45% dos ataques cardíacos ocorrem em pessoas com menos de 65 anos e 5% em jovens abaixo dos 40 anos.

A prevenção poderia ser a chave para o sucesso de combate desta doença. Primeiramente há que compreender as suas causas. Normalmente são as artérias que conduzem o oxigénio ao coração que, com o decorrer dos anos, vão ficando estreitas e “entupidas”. Esta doença é mais comum em pessoas com estilos de vida agitados e com uma alimentação à base de produtos altamente saturados.

Para evitar um ataque deste porte, comece por fazer uma dieta de forma a atingir o seu peso ideal, deixe de fumar (se for esse o caso), evite as bebidas alcoólicas, faça exercício físico, controle o stress e, muito importante, adote o sumo de romã que lhe apresentamos. Apesar de muitas pessoas culparem a nossa sociedade e a hereditariedade por sofrerem de doenças coronárias, está na altura de fazermos algo por nós próprios e alterar essa tendência.

Comece então por partir ao meio 5 romãs, retirar todos os carocinhos e, com o auxílio de um espremedor ou de um pano, esprema os carocinhos para dentro de um copo. Depois coloque esse sumo dentro do liquidificador junto com ½ de água bem fria e adoçante a gosto.

Sendo a romã um fruto bastante rico em propriedades antioxidantes, esta irá fazer com que a quantidade de gordura nas artérias diminua significativamente evitando desta forma o risco de sofrer de doenças coronárias e de colesterol elevado.

Para maior eficácia deste remédio caseiro, recomenda-se a ingestão de 1 copo por dia.