Suco de tomate para evitar o câncer

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Suco de tomate para evitar o câncer: Muitas são as pessoas que afirmam que o cancro é de origem genética e, se algum dos nossos familiares teve cancro, nós também podemos vir a sofrer da mesma doença. No entanto, a genética não é a principal culpada desta enfermidade.

tomate

Muitas vezes, os principais culpados somos mesmo nós… é o estilo de vida que teimamos em levar, a alimentação que ingerimos, os químicos, entre muitos outros hábitos quotidianos que não são, de todo, os mais corretos.

Estima-se que, durante o ano de 2012, deverão morrer cerca de 7,6 milhões de pessoas com cancro e que 12,4 milhões irão receber o diagnóstico. Desse modo, a melhor forma para não pertencer a essa triste estatística é a prevenção e essa está única e exclusivamente nas nossas mãos.

Primeiramente há que alterar os nossos hábitos rotineiros e adotar hábitos mais saudáveis. Há que largar o tabaco, evitar o álcool, fazer uma alimentação mediterrânica e exercício regular.

Dizem os entendidos na matéria que devíamos eliminar da nossa alimentação o açúcar e as farinhas refinadas e evitar comer doces entre as refeições.

Devemos dar preferência ao arroz e pão integrais e consumir mais legumes e leguminosas, nomeadamente feijão, ervilhas e lentilhas. Para além disso, é aconselhável a ingestão de alimentos ricos em fito nutrientes, como por exemplo, o tomate.

O consumo semanal de 10 tomates ajuda a reduzir para um terço a probabilidade de ter cancro na próstata. Deste modo, apresentamos um sumo natural de tomate muito fácil de confecionar.

Bastam 3 tomates, 300 ml de sumo de limão e açúcar a gosto. Retire todas as sementes dos tomates e coloque-os dentro de uma liquidificadora juntamente com o sumo de limão. Depois é só bater energicamente, adoçá-lo a gosto e está pronto a ser bebido.

Este sumo 100% natural, para além de prevenir o cancro, é também uma ótima fonte de energia, protege os músculos e as células do cérebro fazendo com que nos sintamos mais dispostos para as tarefas diárias que exijam raciocínio.