Suco para manter o equilíbrio hormonal e regular a produção de hormonas

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Saiba como manter o equilíbrio hormonal e a produção de hormonas com este Suco de cenoura e couve-flor como remédio caseiro.

couve flor

Existem alturas em que o seu corpo parece fora de controlo. Normalmente isso acontece quando o equilíbrio hormonal altera-se, e dessa forma, todas as funções do seu organismo ficam desreguladas.

Causas deste desequilíbrio hormonal

Este desequilíbrio pode ter várias origens. Razões do próprio corpo, como a menstruação ou devido à entrada na menopausa. Ou ainda razões externas, como uma alimentação desregrada, fatores de estresse, ou entrada de substâncias estranhas, seja devido à poluição, seja devido à inalação de produtos como o tabaco.

Cada pessoa é única, e muitas vezes, algo que leva ao desequilíbrio hormonal em alguém, não tem o mesmo efeito noutra pessoa.

As hormonas têm a tarefa de ativar várias funções do seu corpo. São substâncias químicas produzidas por várias glândulas no organismo, que irão estimular vários processos e funções. Assim, quando há um desequilíbrio hormonal, ou por produção baixa ou por excesso, as funções do organismo serão prejudicadas, e o seu funcionamento é alterado.

Neste artigo apresentamos uma receita caseira que irá equilibrar a produção de hormonas, e dessa maneira, promover o restabelecimento da normalidade no seu organismo. O ingrediente chave desta receita natural é a couve-flor, rica em niacina, que equilibra os neurotransmissores do cérebro, que regulam a produção de hormonas. Assim, através de uma alimentação rica nesta substância, mais facilmente o equilíbrio hormonal é restaurado.

Suco de cenoura e couve-flor

Ingredientes:

  • 150g de couve-flor;
  • duas cenouras médias;
  • meia chávena de salsa.

Para preparar a mezinha, comece por descascar as cenouras e cortá-las em rodelas. De seguida, lave bem a couve-flor e corte-a em pequenos pedaços. Depois, junte todos os ingredientes na liquidificadora e bata tudo muito bem até obter uma mistura homogénea. Beba este remédio frequentemente, de preferência ao início do dia. Dessa maneira, irá usufruir de todos os seus benefícios.

Rosa Rosa Damascena

Conheça também os principais óleos essenciais para equilibrar os hormônios naturalmente.