Sylvester Stallone

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Michael Sylvester Stallone Gardenzio, conhecido no mundo artístico como Sylvester Stallone nasceu em Nova Iorque. O seu pai Frank Stallone Sr. era um barbeiro e a sua mãe Jackie Stallone, foi astróloga, bailarina e esteve ainda envolvida na promoção de eventos de wrestling feminino.

Sylvester Stallone Antes e Depois

Quando Stallone nasceu, complicações durante o parto obrigaram os médicos a usar fórceps. O excesso de força na utilização deste instrumento, provocaram um corte num nervo, o qual fez com que partes do rosto de Stallone sofressem uma paralisia. O lado esquerdo do seu rosto está parcialmente paralisado, incluindo língua, lábio e queixo.

A infância de Stallone foi particularmente agitada. Enquanto os seus pais passavam por dificuldades no seu casamento, ele saltou de lar adotivo para lar adotivo. Aos 6 anos de idade a família voltou a reunir-se, mudando-se para Washington DC. Contudo, a reunião não duraria muito, já que os seus pais se divorciaram quando Stallone tinha 9 anos.

No seguimento da separação ele foi viver com a mãe para Filadélfia, onde frequentou a Notre Dame Academy e a Lincoln High School. Mais tarde frequentaria a Academia Militar Charlotte Hall e Miami Dade College.

Stallone estreou-se no filme pornográfico The Party at Kitty and Stud’s, que mais tarde seria lançado com o nome Italian Stallion (Garanhão Italiano), para tentar aproveitar a popularidade do ator. Stallone conta que quando estava desesperado, a dormir numa estação rodoviária, depois de ter sido despejado, viu o anúncio de recrutamento para este filme.

Segundo ele, ou fazia o filme ou tinha que ir roubar. Por isso optou pela primeira hipótese. Durante a rodagem do filme, recebeu $100 dólares americanos, por cada dia de trabalho. Após ter participado neste filme, Sylvester Stallone foi protagonista uma peça teatral de cariz erótico chamada Score.

Entre 1970 e 1975, a carreira de Stallone viu-se num impasse. Para além da sua participação no filme No Place to Hide, teve alguns papéis menores em vários filmes.

Em 1974, casou-se pela primeira vez. A sua primeira esposa foi Sasha Czack, com que teve dois filhos: Sage e Seargeoh. Seargeoh foi precocemente diagnosticado como autista.

A 24 de Março, depois de assistir ao combate de boxe que opôs Muhammad Ali a Chuck Wepner, e em três dias escreveu o argumento de Rocky. Stallone tentou depois vender o argumento, nunca abdicando da exigência de se a protagonizar o papel principal.

Os conhecidos produtores Robert Chartoff e Irwin Winkler ficaram impressionados e fizeram várias ofertas elevadas pelo argumento, tentando dissuadir Sylvester Stallone da sua ideia de ser o protagonista. Perante a intransigência do ator, eles acabariam por ceder à sua pretensão, deixando que fosse Stallone a assumir o papel de Rocky.

O filme tornou-se um enorme sucesso e recebeu 10 nomeações para os Óscares, incluindo para Melhor Ator e Melhor Argumento. Após o sucesso de Rocky, Stallone aventurou-se no papel de realizador no filme Paradise Alley, no qual também foi o protagonista.

Em 1979, escreveu, dirigiu e representou no Rocky II. Esta sequela alcançou novamente um grande sucesso, faturando 200 milhões de dólares a nível mundial. Em 1981, foi um dos protagonista de Escape to Victory, filme onde conseguiu uma representação sólida. No mesmo ano participou ainda em Nighthawks.

Em 1982, Sylvester Stallone daria vida a John Rambo, outra personagem ficaria no imaginário do cinema de ação. First Blood foi um sucesso de bilheteira e mereceu vastos elogios por parte da crítica. A imprensa destacou o lado humano que Stallone conseguiu transmitir à sua personagem.

Seguiram-se duas sequelas: Rambo: First Blood Part II e Rambo III. Estes últimos receberam uma ótima aceitação por parte do grande público, mas os críticos de cinema classificaram-nos como obras inferiores, comparativamente ao primeiro filme.

Em paralelo continuava a saga do Rocky, com Rocky III a ser lançado em 1982 e Rocky IV em 1985. Para além destes franchises, Stallone participou em vários outros filmes até 1990, os quais conseguiram resultados diversos. Entre os de maior sucesso, é obrigatório referir Cobra (1986) e Tango and Cash (1989).

Entretanto, Stallone já se havia divorciado da sua primeira mulher e voltado a casar, desta vez com a também atriz Brigitte Nielsen. Os dois atores apenas estariam casados durante dois anos e o seu divórcio foi seguido de forma intensiva pelos órgãos de comunicação social.

Durante a década de 90, os seus filmes dividiram-se em enormes fracassos comerciais e em grandes êxitos de bilheteira. Entre as obras mais relevantes em que participou destaque para Cliffhanger (1993), Demolition Man (1993), The Specialist (1994), Judge Dredd (1995), Daylight (1996), Cop Land (1997).

Em 1997, Stallone casou com Jennifer Flavin, com quem tem três filhas: Sophia Rose, Sistine Rose e Scarlet Rose. Em 1998, Stallone saiu por momentos do seu percurso habitual, para emprestar a sua voz ao filme de animação Antz.

Entre 2000 e 2005, a carreira de Sylvester Stallone sofreu uma quebra, ao participar numas sequência de filmes que se revelaram grandes fracassos comerciais: Get Carter, Driven, Avenging Angelo e D-Tox.

Em 2006, Stalllone resolveu dar continuidade à saga Rocky, para dar um final mais digno à série de filmes, tendo em conta que o quinto Rocky havia sido uma desilusão. O último Rocky foi um sucesso junto da crítica e do grande público. Também o franchise Rambo teve direito a um novo filme, em 2008, com resultados comerciais satisfatórios.

Mais recentemente, Stallone escreveu, dirigiu e foi um dos protagonistas de The Expendables. Este foi considerado o grande filme de ação de 2010. Este filme juntou vários heróis dos filmes de ação como: Jet Li, Dolph Lundgren, Jason Statham. E conta ainda com pequenas participações de Bruce Willis e de Arnold Schwarzenegger. A continuação deste sucesso está prevista para Agosto de 2012.

Conhecido pela sua excelente capacidade física, Stallone tem muitas vezes dispensado os seus duplos, o que lhe tem trazido dissabores. Durante a rodagem de Rocky IV passou quatro dias nos cuidados intensivos e mais recentemente partiu o pescoço durante a rodagem de The Expendables, o que o obriga agora a usar uma placa de metal.