-->Tabaco vs Gravidez: Desejos incompatíveis - Educar Saúde

Tabaco vs Gravidez: Desejos incompatíveis

Publicado em 28/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Tabaco vs Gravidez – Desejos incompatíveis

Estudos indicam (como se fosse necessário…) que, durante a gravidez (e não só), os riscos que o tabaco implica, podem causar os mais variados problemas ao feto. Por isso, se está grávida, ou pensa em ser mãe, faça um grande favor ao seu futuro bebé: DEIXE DE FUMAR.

Componentes nocivos
Todos sabemos, até os fumadores, que o tabaco faz mal. Entre outros, provoca alergias, problemas respiratórios e cardíacos, etc. Mas o que causa estes problemas todos? Podemos dividir o problema em dois componentes de um cigarro. O Monóxido de Carbono e a Nicotina. No caso do Monóxido de Carbono devemos ter em consideração que, altera o desenvolvimento do crescimento fetal já que empobrece a circulação sanguínea da mãe e do feto. Isto acontece porque o Monóxido de Carbono substitui uma parte do Oxigénio transportado pela hemoglobina.

A Nicotina empobrece a circulação e as trocas a nível placentário já que estreita os vasos sanguíneos da mãe. Como consequência desta acção temos que o bebé é, por norma, menos desenvolvido e corre mais riscos de nascer com deformações ao nível dos órgãos. Para além destes factores, há que ter em atenção a mãe estará muito mais fatigada ao fim do dia pois o seu organismo (que é também o do seu bebé) não estará a funcionar correctamente.

Outros riscos do tabaco durante a gravidez
Além dos riscos para o feto, devemos também pensar que o tabaco é uma das causas de infertilidade pois reduz em 30 por cento a possibilidade de uma mulher fumadora engravidar. O pai fumador é também uma causa deste problema. O tempo de espera para engravidar é muito superior num casal em que um dos elementos é fumador do que nos casais não fumadores. Já pensou nos riscos que corre, por cada cigarro que acende?

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858