Tai Chi: Os 8 Benefícios na Diabetes, Parkinson, Depressão, Dores, Hipertensão…..

Praticada em todo o mundo por distintas razões, o tai chi é uma arte que pode oferecer inúmeros benefícios, não só pelas suas técnicas de defesa como também pelos seus surpreendentes efeitos benéficos na saúde.

Os Benefícios Incríveis Do Tai Chi Para A Saúde

O que é e para que serve o Tai Chi?

O Tai Chi ou tai chi chuan é um estilo de defesa pessoal que inclui exercícios físicos suaves e alongamentos. É uma arte marcial reconhecida pelos seus incríveis benefícios para a saúde.

Com base na filosofia de Taiji – o equilíbrio entre yin e yang – existem cinco formas diferentes desta arte marcial.

Os movimentos do tai chi são muitas vezes praticados em grupo e tendem a ser lentos e metódicos. Os benefícios físicos e psicológicos desta prática são inúmeros.

Esta técnica originou-se na China em torno do século XII. Desde então, muitas outras formas foram adaptadas.

Embora tenha sido descoberto e desenvolvido na China durante centenas de anos, o tai chi atualmente é um fenómeno global, praticado em diferentes culturas.

Estilos / Variações do Tai Chi

Tai Chi Exercícios

Os principais tipos de tai chi incluem as famílias de disciplina Chen, Yang, Wu e Hao, e ainda, uma variação combinada que engloba todas as diferentes linhagens / estilos.

Chen

O estilo Chen envolve uma combinação de movimentos lentos e muito rápidos, tornando-se uma vertente difícil de dominar, particularmente para um iniciante. Contudo, esta é também a primeira família do tai chi, e uma das mais adotadas.

Yang

Derivado do estilo Chen, esta forma de arte marcial é considerada a mais acessível e popular em todo o mundo.

Hao

O menos praticado e menos conhecido, esta variação não utiliza muitos movimentos derivados dos outros três estilos.

Wu

Tal como o Yang se originou do Chen, também o Wu veio do Yang. Para muitas pessoas, esta derivação é a mais fácil de ser praticada.

Combinado

Existem várias formas de tai chi que combinam um ou mais dos estilos descritos acima. Qualquer combinação é possível, portanto, as formas são verdadeiramente ilimitadas.

Benefícios para a saúde

Posturas Do Tai Chi

“Foi provado que a pratica alivia a artrite, a diabetes, a osteoporose, doenças mentais, o estresse e a dor nas costas”.

Os principais benefícios do tai chi incluem os seus efeitos positivos sobre a saúde do coração, tratamento da artrite, Doença de Parkinson e estresse crônico, além de aumentar a força e resistência muscular, dentre outros. Também melhora o controle do equilíbrio, aptidão física, flexibilidade, postura, e melhora a coordenação.

Trata a doença de Parkinson

A redução do estresse e os efeitos neurológicos deste exercício têm sido associados a uma melhor flexibilidade e a uma progressão lenta desta doença.

Controla a Diabetes

Ao ajudar a equilibrar a atividade metabólica e melhorar a circulação, os diabéticos podem beneficiar-se desse método saudável de defesa, como um exercício físico.

Alivia a Depressão

O Tai Chi é conhecido por reduzir a quantidade de hormônios do estresse no organismo e ainda equilibra os neurotransmissores, aliviando os sintomas da depressão.

Flexibilidade

Uma das principais razões pelas quais as pessoas optam por praticar essa arte marcial é a sua capacidade de melhorar a flexibilidade.

Os movimentos controlados aliados ao aumento da força muscular ajudam a alcançar esse objetivo com bastante facilidade.

Reduz a dor da artrite

Através do aumento da flexibilidade, do fluxo sanguíneo e da força, a prática regular desta arte marcial ajuda a reduzir os sintomas da artrite e dores nas articulações.

Melhora a força muscular

Esta atividade é mais difícil do que muitos acreditam, e requer um grande controle dos músculos.

Com apenas algumas semanas de prática contínua, notará uma mudança na sua composição e controle muscular.

Regula a pressão sanguínea

A prática constante do tai chi regula a pressão arterial e diminui os sintomas da hipertensão. Desse modo, ela é uma atividade que ajuda a reduzir os níveis de estresse e equilibrar a função cardiovascular.

Ameniza o estresse

Os efeitos calmantes deste exercício são conhecidos por controlar os níveis de hormônios do estresse (cortisol) no organismo. Isso pode ajudar a prevenir a inflamação e minimizar o risco de doenças crônicas.

Como fazer / praticar o Tai Chi?

Existem muitas maneiras de introduzir esta arte marcial na sua vida, e também existem algumas dicas que o/a podem ajudar.

Por exemplo, o início deve ter calma, começar devagar, observando como a prática afeta o seu corpo.

Apesar de ser uma atividade de natureza lenta, o tai chi é um excelente exercício para a queima de calorias, e muitos dos movimentos ativam até aqueles grupos musculares mais difíceis de alcançar.

Os praticantes da arte marcial devem se vestir adequadamente para a sessão /aula. Para os iniciantes, as melhores opções são as roupas soltas e confortáveis que permitem uma grande variedade de movimentos.

Alguns praticantes mais avançados, passam muitas horas do dia transitando lentamente pelos movimentos, centrando-se e limpando a mente.

À medida que vai ganhando mais experiência, pode praticar a arte marcial uma ou mais vezes por dia. Outras dicas que podem auxiliar na execução são:

Equilíbrio

Um dos principais componentes do tai chi é o equilíbrio adequado; muitos dos movimentos testam a sua capacidade de permanecer sempre no mesmo lugar.

Concentre-se firmemente em manter a sua forma sem oscilar, a concentração está direcionada a cada parte do seu corpo ao mesmo tempo.

Enraizamento

Esta técnica consiste em imaginar-se enraizado no chão, incapaz de oscilar ou cair. É um truque mental que funciona surpreendentemente bem.

Foco mental

A prática desta arte marcial é impossível se não estiver mentalmente focado e sintonizado no seu corpo. Ela também ajuda a limpar a mente e concentrar-se em nada que não seja os movimentos e o próprio equilíbrio.

Respiração

Outro dos aspectos centrais do tai chi é a respiração. É essencial realizar uma respiração adequada, garantindo que o seu corpo tenha o nutriente essencial – ar – durante toda a sessão.

Precauções Antes de Praticar Tai Chi

Os principais cuidados a seguir antes de praticar o tai chi, incluem o seguinte:

  • Pratique em um espaço aberto e bem ventilado
  • Beba bastante água para evitar a desidratação
  • Garanta que todos os praticantes do grupo estejam bem

A prevenção de lesões é de extrema importância. Existem muitas formas de assegurar uma prática apropriada.

Se for um instrutor, tenha sempre um kit de primeiros socorros preparado e realize as aulas em um lugar de fácil acesso.

Para praticantes individuais, certifique-se de alongar e aquecer antes de começar a prática.

Além disso, consulte o seu médico sobre a inclusão do tai chi ao seu regime de exercício e saúde.

Durante a Gravidez

Praticar Tai Chi Durante A Gravidez Faz Tão Bem á Saúde

O exercício é uma das formas mais eficazes de lidar com o estresse, especialmente durante a gravidez.

Com a combinação de movimentos fluidos e técnicas de respiração profunda, o Tai Chi oferece um treino completo de mente e corpo que constrói força, melhora o equilíbrio e aumenta a flexibilidade, sem tensões.

Estudos realizados na Universidade do Sul da Califórnia revelam que as aulas de Tai Chi reduzem a dor lombar, o que é extremamente benéfico para as mulheres com dor nas costas durante a gravidez.