As tâmaras secas são um complemento delicioso de qualquer alimentação e podem ser usadas de forma surpreendentemente diversificada.
O Que são as Tâmaras secas?
Em primeiro lugar, não confundir as tâmaras secas com as frescas ou as semi-secas. Estas são as três variedades de tâmaras que podemos encontrar no mercado
Cada uma delas pode ser usada de muitas formas, podendo ser aplicadas em receitas culinárias específicas, para adoçar de forma natural.
A fruta concentra uma reserva generosa de nutrientes, além de um sabor forte e doce.
Mesmo as tâmaras secas ou semi-secas apresentam algum grau de umidade.
Boa parte dessa umidade é removida para prolongar a durabilidade da fruta, porém, a tâmara seca passa por um processo ainda mais intenso de desidratação, prolongando a sua vida útil em até 12 meses ou mais, dependendo das condições de armazenamento.
Se congeladas, as tâmaras podem manter o seu sabor e densidade de nutrientes por até 5 anos!
Um alimento relativamente fácil de encontrar em lojas e supermercados de todo o mundo, as tâmaras são um expansivo mercado de exportação do Irã e de outros países do Médio Oriente.
Quantas tâmaras devo comer por dia?
Para beneficiar do fruto não necessita ingerir mais do que 2 a 3 tâmaras por dia.
Tabela Nutricional
As tâmaras secas têm um perfil nutricional único, pois, são excepcionalmente elevadas em calorias.
Uma vez que toda a sua água foi removida, uma única porção de tâmaras representa cerca de 285 calorias, duas vezes mais que o mesmo volume de tâmaras frescas.
Essa mesma quantidade de tâmaras secas possui 5 gramas de fibra alimentar e cerca de 3 gramas de proteína.
As tâmaras secas contêm vitamina C e K, cálcio, vitaminas B e ferro, e ainda, se encontram vestígios de vários outros minerais e antioxidantes.
Benefícios para a saúde
As tâmaras secas beneficiam o sistema cardiovascular, previnem algumas doenças crônicas, além de melhorarem a aparência da pele e fortalecerem os cabelos.
Cuidados com a pele
A vitamina C e K encontradas nestas saborosas frutas secas, ajuda a melhorar a aparência da pele, reduzindo a inflamação e eliminando sinais de envelhecimento como rugas e manchas.
Saúde do coração
A alta densidade/quantidade de fibra alimentar presente nas tâmaras reduz os níveis globais de colesterol e diminui o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Além disso, o potássio, encontrado em generosas quantidades nessas frutas, pode ajudar a baixar a pressão arterial.
Ajuda na digestão
As tâmaras secas contêm fibras alimentares responsáveis por facilitar a absorção de nutrientes e aliviar os sintomas da indigestão.
Elas possuem, ainda, o beta-D-glucano que contribui para a sensação de saciedade, ajudando a evitar os excessos de comida.
Fortalece os Cabelos
Possuem níveis satisfatórios de ferro, cálcio e vitamina C que contribuem para o crescimento saudável dos cabelos e uma redução das condições inflamatórias que causam a perda de cabelo e a caspa.
Fonte de energia
As tâmarassecas são uma boa fonte de carboidratos. Comer estas pequenas frutas secas pode representar um grande impulso energético, a qualquer hora do dia.
Ganho de peso
Se busca aumentar ou ganhar peso rapidamente, por motivo de recuperação de alguma doença ou aptidão após uma lesão, comer tâmaras secas pode proporcionar um grande aumento de calorias.
Tâmaras Frescas versus Tâmaras Secas
Essas deliciosas frutas vêm em três formas (principais), como mencionado anteriormente, sendo mais comum esta variedade seca.
Amplamente encontrada em muitos países, as tâmaras secas são mais fáceis de exportar e mantêm-se conservadas por longos períodos.
Uma tâmara fresca possui um tom vermelho-escuro, com poucas rugas e uma aparência mais gorda e firme.
Já a forma seca das tâmaras pode parecer quase uma uva grande ou uma uva longa e murcha; o processo de desidratação causa este enrugamento da pele.
Seja seca ou fresca, a fruta pode ser armazenada na geladeira e no congelador, embora a variedade seca dure por muito mais tempo.
Como Secar em Casa
A forma mais tradicional de secar as tâmaras é deixá-las expostos ao sol por um período prolongado.
Embora este método seja o mais simples, ele tende a ser um pouco inconsistente – os resultados vão depender sempre das condições específicas do tempo, bem como do tamanho e humidade do fruto.
Usar um desidratador de alimentos doméstico é geralmente a melhor forma de garantir resultados consistentes, fazendo o proposto em apenas algumas horas.
Para quem não pretende investir em novos equipamentos, por vezes, consegue obter resultados semelhantes através da secagem lenta em um forno quente.
No caso do forno, aqueça-o até cerca de 150 ° F (cerca de 66 ° Celsius), e coloque os frutos numa assadeira forrada com papel anti-aderente. A fruta deve ser deixada a secar por cerca de um dia.
Parte importante do processo é encontrar um método que funciona para você. Portanto, teste, realize experiência, até obter os resultados pretendidos.
A secagem/desidratação à luz solar
As pessoas que vivem em regiões de cultivo do fruto secam a fruta usando apenas a luz solar há varios séculos.
Uma dica que pode acelerar este processo de desidratação é cortar o fruto ao meio e retirar o poço central.
Para quem estiver usando este método, é geralmente boa ideia colocar as tâmaras sobre algum tipo de rede, tela ou escudo protetor, para evitar a contaminação por aves ou insetos.
Dicas e truques gerais
É sempre importante selecionar cuidadosamente as tâmaras que vai usar na secagem. Elas devem estar completamente maduras, mas não devem mostrar quaisquer sinais de deterioração.
Lavá-las e secá-las antes de iniciar o processo vai reduzir a hipótese de contaminação.
Referências
http://www.tandfonline.com/
http://www.tandfonline.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://pubs.acs.org/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.scopemed.org/
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.