-->Teletrabalho - Será que tenho perfil para trabalhar em casa? - Educar Saúde

Teletrabalho – Será que tenho perfil para trabalhar em casa?

Publicado em 16/06/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Teletrabalho- Será que tenho perfil para trabalhar em casa?

Quem opta pelo teletrabalho, deve estar preparada para trabalhar sem a companhia dos colegas e, sobretudo, ser suficientemente organizada para gerir sozinha as suas tarefas. Para descobrir se tem esse perfil, responda sinceramente a estas perguntas.

A minha relação com as tecnologias é boa? Para que o teletrabalho resulte é preciso que se mantenha em contacto permanente com a empresa e para isso é fundamental que domine algumas tecnologias de comunicação. A internet é indispensável.

A minha actividade profissional pode ser exercida em regime de teletrabalho? O teletrabalho não é uma solução ajustável a actividades ligadas à produção ou distribuição de bens, mas de resto quase todas as actividades podem ser exercidas longe da empresa. Jornalistas, decoradoras, tradutoras, advogadas, arquitectas, consultoras de imagem podem fazer da casa o seu escritório.

Que tipo de pessoa sou eu? O teletrabalho exige iniciativa, disciplina e um elevado grau de autonomia e equilíbrio. Se você não se enquadra neste perfil talvez o teletrabalho não seja uma boa opção para si. Quem está em início de carreira tem muito a aprender com os colegas mais experientes e trabalhar em casa poderá não ser também a escolha mais acertada.

Como é que é a minha casa? Antes de pensar em ser teletrabalhadora, pense primeiro se a sua casa tem condições para acolher um escritório. Além de espaço, é preciso que tenha em casa um ambiente suficientemente sossegado para se concentrar no trabalho.

Qual é o perfil do teletrabalhador ideal?
autónomo;
emocionalmente equilibrado;
capaz de enfrentar alguma solidão;
responsável;
disciplinado;
organizado;
com relações sociais estáveis;
com bom ambiente familiar;

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.