Tempo de amamentação:
Durante quanto tempo se deve amamentar?
Interromper o aleitamento materno é uma opção muito pessoal. Não existe uma resposta definitiva em relação a quanto tempo deve durar a amamentação. O médico do seu filho poderá sugerir-lhe que amamente durante quatro, seis ou 12 meses. Não existe, porém, uma quantidade de tempo certa ou errada para iniciar a retirada do peito. Caberá a si e ao seu bebé decidir se estão ambos preparados para o desmame. Poderá decidir interromper o aleitamento materno mais cedo para retomar o seu trabalho ou para deixar que outros alimentem o seu bebé.
Muitas mães decidem iniciar o desmame quando os seus filhos têm entre quatro a seis meses de idade. Deverá amamentar o seu bebé ou dar-lhe o leite artificial até ele ter pelo menos um ano. Começar a dar alimentos sólidos ao seu bebé também constitui um primeiro passo para a retirada do peito.
Como interromper o aleitamento materno?
Tanto você como o seu bebé necessitam de estar preparados para abandonar a amamentação. Passar para um biberão pode ser mais lento e mais difícil se o seu filho nunca tiver tentado beber de um biberão. O seu bebé é inteligente e sabe que você é a única pessoa que o pode amamentar. Ele poderá ficar aborrecido ou sentir-se confuso se você o tentar alimentar através de um biberão. Deixe o pai do bebé, ou qualquer outra pessoa, alimentá-lo com um biberão, consigo fora da sala. Poderá alimentá-lo a partir de um biberão quando a retirada do peito estiver completa.
Se o seu bebé já beber de um biberão, a interrupção do aleitamento materno poderá concretizar-se em uma a duas semanas. Dê-lhe um biberão de leite artificial em vez do peito numa das refeições durante os primeiros dois dias. Para isto, escolha a refeição em que o seu bebé bebe em menor quantidade ou da qual parece gostar menos. No terceiro dia, dê-lhe um biberão em vez de duas mamadas.
Não extraia leite materno dos peitos durante as vezes em que não amamentar. Ao quinto dia, poderá dar ao seu bebé três a quatro biberões em vez das habituais mamadas. Durante a interrupção do aleitamento materno, as últimas mamadas a ser substituídas pelo biberão devem ser a do início da manhã e a do final do dia, pois estas são as mamadas que, frequentemente, dão mais prazer, a si e ao seu bebé. Os seus peitos deixarão de produzir leite muito rapidamente quando deixar de amamentar.
É melhor optar por uma retirada do peito mais lenta?
Poderá preferir uma retirada do peito mais lenta. A amamentação proporciona-lhe, a si e ao seu bebé, uma intimidade muito especial. Poderá não estar totalmente preparada para abdicar desse vínculo emocional. Poderá ter menos ingurgitamento mamário se começar a retirar o peito mais lentamente. Por volta dos 9-12 meses, o seu bebé poderá decidir que está pronto para interromper o aleitamento materno. Tal poderá acontecer se ele já beber de um copinho e gostar de o fazer.
Interromper o aleitamento pode ser um período de grande instabilidade emocional para si, tal como a gravidez e o parto. Poderá sentir várias emoções ao ponderar a retirada do peito e a interrupção efectiva. Essas emoções poderão incluir uma depressão ligeira, tristeza, irritabilidade ou outras alterações de humor. Converse com o seu médico se elas não passarem com o tempo. Lembre-se que a amamentação é apenas uma parte daquilo que a liga ao seu bebé. Interromper o aleitamento materno não enfraquecerá essa ligação nem tão pouco o amor que sente pelo seu bebé.
O que faço com o ingurgitamento mamário, se necessitar de interromper rapidamente o aleitamento materno?
Poderá ter dores no peito, se necessitar de interromper rapidamente o aleitamento. Febre, cansaço e dores nos músculos ou nas articulações também são sintomas que poderá registar. A aspirina ou outros analgésicos de venda livre poderão ajudá-la a sentir-se melhor. Um duche de água quente ou compressas quentes nos peitos também a podem ajudar a diminuir as dores no peito. Diminua, durante alguns dias, a quantidade de líquidos que ingere. Para atenuar as dores resultantes do ingurgitamento mamário, também poderá extrair com uma bomba de sucção uma pequena quantidade de leite materno. Não esvazie, porém totalmente os peitos, pois aumentará a sua quantidade de leite. Converse com o seu médico, se tiver muitas dores 24 horas depois de tentar estas soluções.
A retirada do peito pode ser stressante para o bebé?
Sim, ela pode ser stressante para o bebé, assim como para si própria. Dê ao seu bebé muito amor, acaricie-o e dê-lhe muito apoio, se tiver de interromper o aleitamento materno rapidamente. Se tiver de deixar o seu bebé, certifique-se de que a pessoa que tomará conta dele também lhe dará muito amor e apoio. Provavelmente, o seu bebé quererá qualquer outra coisa que o reconforte.
Durante quanto tempo continuarei a produzir leite?
Poderá parecer-lhe que os seus peitos já não possuem leite algumas semanas após o desmame. É normal que saiam pequenas quantidades de leite dos peitos alguns meses depois do desmame.
Os peitos retomarão o seu tamanho e forma anteriores à gravidez?
Os seus peitos poderão ficar maiores ou mais pequenos e, possivelmente, menos firmes do que antes da gravidez. Estas mudanças podem verificar-se devido ao aumento de peso registado durante a gravidez e não devido à amamentação.
A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.
Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.