O que é tenesmo retal

Tenesmo refere-se à sensação de precisar de eliminar as fezes (evacuar) mesmo depois de já ter evacuado. Uma pessoa com tenesmo pode precisar fazer maior esforço para produzir apenas uma pequena quantidade de fezes durante a evacuação.

Tenesmo Causas, Sintomas E Diagnóstico

Causas

O tenesmo é causado com maior frequência por alguma das doenças inflamatórias intestinais. A doença inflamatória intestinal causa inflação de longo prazo em todas ou em algumas partes do trato gastrointestinal ou trato digestivo. As formas mais comuns de doenças inflamatórias intestinais são a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Tanto a doença de Crohn quanto a colite ulcerativa podem provocar ulcerações no trato gastrointestinal. Essas úlceras causam cicatrização nas paredes dos órgãos digestivos que pode dificultar a passagem normal das fezes, o que causa o tenesmo.

Se o paciente tiver doença de Crohn, essas ulcerações podem se disseminar pelo trato gastrintestinal. No caso de colite ulcerativa, essas úlceras ficam localizadas apenas no cólon e no reto.

A causa dessas doenças inflamatórias não é conhecida, mas acredita-se que a genética e o sistema imune fazem parte desse processo. Os médicos acreditam que é possível que o sistema imune cause inflamação do intestino enquanto combate um organismo invasor.

É mais provável que uma pessoa desenvolva uma doença inflamatória intestinal se outro membro da família do paciente também tiver a doença. No entanto, uma história genética de doença inflamatória intestinal não significa que a pessoa desenvolverá a doença.

Causas menos frequentes

Embora as doenças inflamatórias intestinais sejam as causas mais frequentes de tenesmo, os sintomas podem ser causados por uma série de outras doenças. Alguns distúrbios da evacuação ou da motilidade do trato gastrointestinal podem causar problemas na passagem das fezes.

Alguns dos distúrbios da motilidade intestinal mais comuns são a constipação e a diarreia. Constipação é um problema que ocorre quando há dificuldade de evacuação. O distúrbio também pode causar ausência de evacuação.

A constipação(prisão de ventre) pode levar à necessidade de esforço e evacuações infrequentes. Outras possíveis causas incluem:

  • câncer de cólon;
  • abscessos retais;
  • infecção do cólon.

Procurar atendimento médico

Se uma pessoa apresentar tenesmo com frequência, deve conversar com o médico. Também deve informar o médico se tiver com dor abdominal ou apresentar sangue nas fezes. É importante informar o médico sobre vômitos, febre e calafrios.

Tratamento

Existem várias opções de tratamento para pessoas que sofrem de tenesmo. Na maioria dos casos, os sintomas podem ser aliviados com remédios caseiros.

Tratamento em casa

Se uma doença inflamatória intestinal ou distúrbio da motilidade intestinal estiver causando os sintomas, as cólicas e o incômodo podem ser aliviados com mudanças na dieta e no estilo de vida.

A ingestão de uma dieta rica em fibras é uma das melhores maneiras de aliviar o tenesmo. Ingerir pelo menos 20 gramas de fibra todos os dias amolecerá e adicionará peso às fezes. Assim, as fezes poderão ser eliminadas com maior facilidade.

Em pacientes com úlceras ou cicatrizes no trato gastrointestinal, fezes mais amolecidas serão eliminada com maior facilidade e com menos dor. Também é importante beber quantidade suficiente de água para obter fezes mais moles.

As atividades físicas estimulam o movimento dos intestinos. Exercícios regulares podem ajudar a melhorar o tenesmo, ajudando o intestino a movimentar as fezes pelo trato gastrointestinal. Essas opções de tratamento em casa também funcionam como bons métodos de prevenção do tenesmo.

Tratamento médico

O tratamento dependerá da causa dos sintomas.

Doença inflamatória intestinal

O objetivo do tratamento médico para a doença inflamatória intestinal é interromper a inflamação que causa os sintomas. Assim, os medicamentos anti-inflamatórios que diminuem a inflamação geralmente são a primeira etapa do tratamento.

Medicamentos que rebaixam o sistema imune podem também ser utilizados para o tratamento da doença inflamatória intestinal. Dependendo de cada caso, podem ser prescritos antibióticos.

Os médicos acreditam que os antibióticos ajudam a matar as bactérias nos intestinos que possam estar causando a doença inflamatória intestinal e o tenesmo.

Distúrbios da motilidade intestinal

Se a diarreia for a causa do tenesmo, o médico poderá tratar a doença com antibióticos. Os antibióticos são eficazes no combate às bactérias e parasitas, mas não serão eficazes se a diarreia for causada por um vírus. O médico poderá interromper o uso de alguns medicamentos que possam estar causando a diarreia.

Se a causa do tenesmo for constipação, laxantes e medicamentos que ajudam a adicionar água às fezes podem ser uma opção de tratamento. Nos casos mais graves, o médico poderá quebrar as fezes compactadas manualmente. Isso é feito quebrando-se as fezes com o dedo.

Ver referências +