Saiba como ter a postura correta

A postura incorreta durante o sono, enquanto trabalha sentado, durante determinados esforços, durante a gravidez ou mesmo ao caminhar, é responsável por vários problemas musculares e ortopédicos, que causam depois dores de costas e lesões na coluna.

É por isso essencial corrigir a postura, de modo a melhorar a sua qualidade de vida e prevenir problemas futuros.

Confira de seguida a importância de uma postura correta, algumas dicas, e ainda, vários exercícios para melhorar a sua postura.

A importância de uma postura correta

Uma postura errada tem grandes implicações na saúde do corpo humano.

Ao adotar uma postura inadequada, o seu corpo é obrigado a desenvolver um grande conjunto de compensações ao longo do corpo, causando alterações e problemas ortopédicos.

Como tal, a adoção de uma postura correta ajuda a prevenir lesões na coluna, dores de costas, mas também, a melhorar a sua imagem e a sua autoestima. Confira de seguida várias dicas sobre como ter a postura correta.

Dicas para ter uma boa postura

Para ter uma boa postura há várias dicas úteis que deve seguir, de modo a melhorar a forma como utiliza o seu corpo no dia-a-dia, e assim, prevenir o surgimento de lesões e dores de costas.

Confira de seguida as nossas dicas. Se tem problemas com dores de costas e quer melhorar a sua coluna, então a realização de certas atividades físicas ajuda bastante.

Estas incluem a natação, caminhadas, alongamentos, yoga, pilates, hidroterapia e RPG (Reeducação Postural Global).

Já pelo contrário, desportos como as artes marciais devem ser evitados, pois implicam grande impacto durante as aulas, que podem agravar ainda mais o problema.

A realização de atividade física, quando corretamente praticada, ajuda a fortalecer os músculos e a melhorar a postura.

Adotar uma postura mais correta quando está sentado a ver televisão, a trabalhar no computador ou a navegar na internet, e até mesmo ao dormir, é essencial para aliviar as dores de costas e prevenir lesões.

A postura inadequada nestas situações são as causas mais frequentes das dores de costas, e como tal, é fundamental corrigir os erros posturais.

Conheça algumas Dicas para Melhorar e Corrigir a Postura das Costas

Confira de seguida a postura mais adequada em cada uma destas situações: – a posição mais adequada para dormir é de lado, com um travesseiro no meio das pernas e outro debaixo da cabeça.

Dessa forma consegue adequar a altura do quadril e impedir a rotação da coluna, alinhando-a assim de uma forma correta e reduzindo assim as compensações do corpo. a posição mais adequada para dormir – ao trabalhar sentado, seja no computador, seja a escrever ou a realizar outra atividade, deve encostar as suas costas na cadeira e manter os pés apoiados no chão.

Evite cruzar as pernas. Deve adotar a mesma postura quando estiver sentado no sofá.

Outra dica importante para ter uma postura correta é não ficar sentado muitas horas seguidas. A musculatura das costas tende a relaxar, adotando a posição de corcunda.

Para evitar, levante-se várias vezes, seja para ir ao banheiro, beber ou comer alguma coisa, ou simplesmente andar um pouco.

Esta dica irá ajudar a estimular o fluxo sanguíneo e a tonificar os músculos, o que favorece uma postura mais correta.

As mulheres podem beneficiar de um salto máximo de 6 cm, pois ajuda a conseguir uma postura adequada.

Quanto às bolsas, deve evitar andar com bolsas grandes e pesadas ao ombro, preferindo as médias, o mais leves possíveis, segurando-a com uma das mãos.

Estar muito tempo em pé, parado, pode também ter efeitos negativos. Para evitar esse problema, adote a postura mais correta nesta situação.

Esta consiste em ter as costas direitas e em apoiar o peso igualmente pelos dois pés. Ao colocar o peso em apenas um, estará a gerar várias compensações, que trarão problemas a nível das costas e coluna.

Exercícios para melhorar a postura

Além dos desportos em cima mencionados, há um conjunto de exercícios que pode realizar em casa, e que o irão ajudar a tonificar os músculos das costas e do abdômen, promovendo um core mais forte e uma postura mais adequada.

Os músculos da zona da cinta, quando devidamente tonificados, ajudam a manter os órgãos nos seus lugares, e dessa forma, a promover uma postura adequada na região lombar e abdominal.

Caso o desvio postural seja grande, então deve consultar um médico, que definirá um tratamento adequado, onde se incluem aulas de RPG (Reeducação Postural Global).

Confira de seguida vários exercícios que pode realizar em casa para melhorar a sua postura.

Exercício 1

Deite-se virada para cima no chão (de preferência em cima de um colchão), com uma almofada debaixo das costas. De seguida, enquanto aperta as nádegas, deve pressionar os joelhos contra o chão, abrir o peito e tentar unir os ombros.

Durante este exercício deve pressionar a cabeça contra o chão e manter as palmas das suas mãos abertas e viradas para cima. Este exercício deve durar entre 20 a 30 segundos, relaxando no final e respirando fundo. Repita 5 vezes.

Exercício 2

O funcionamento deste exercício é igual ao anterior, mas os braços, em vez de estarem deitados de lado, estão colocados no chão perpendicularmente ao tronco, e as pernas têm os joelhos dobrados.

Deve repetir 5 vezes, e cada repetição deve durar entre 20 a 30 segundos, relaxando e respirando fundo no final. exercícios para melhorar a postura em casa 3

Exercício 3

Neste exercício deve fazer exatamente o mesmo que no primeiro exercício, mas os braços, em vez de estarem ao lado do corpo, estão para cima, deitados ao lado da cabeça.

Durante o exercício deve pressionar os braços contra o chão. Tal como no anterior, deve fazer este exercício durante 20 a 30 segundos, com 5 repetições.

Exercício 4

Coloque-se que posição de quatro apoios, com os joelhos e as mãos no chão. De seguida, estique um dos braços até à altura do seu ombro, e simultaneamente, estica também a perna do lado oposto até à altura do quadril.

Mantenha-se nesta posição durante 1 minuto. Depois, troque as pernas e os braços. Deve fazer 4 repetições para cada posição, de um minuto cada. exercícios para melhorar a postura em casa

Exercício 5

Encoste-se a uma parede, de modo que a cabeça e as costas fiquem totalmente apoiadas na sua superfície.

Levante os seus braços ao lado da cabeça, de modo que o antebraço fique perpendicular ao restante braço, e também totalmente encostados na parede.

Mantenha esta posição durante um período que vai dos 1 aos 3 minutos. exercícios para melhorar a postura em casa 2