Terapia Expressiva

Atualizado e Revisado por Andre a 09/08/2019

A Terapia Expressiva tem o objectivo de promover a expressividade no cliente, facilitando o seu bem-estar e dotando-o de um número maior de recursos disponíveis, ampliando assim o seu campo expressivo, permitindo-lhe maior plasticidade mental, ajudando-o a despertar a estimular as suas capacidades. Tem a ver com a aprendizagem e aquisição de novas competências, aproxima-se mais do campo da arte educação e dos ateliers de expressão criativa e artística. Insere-se numa dimensão pedagógica e didáctica. Trata-se de uma forma terapêutica que facilita o crescimento pessoal e promove o desenvolvimento do potencial humano, e não se refere ao tratamento de doenças mentais.

O trabalho do Terapeuta Expressivo vai além da pedagogia, da animação, da arte educação e da simples dinâmica de grupo. Trata-se de um trabalho que coordena um processo em que, por meio das situações, acções, consignas e actividades lúdicas-expressivas-criativas propostas, as mais diversificadas possíveis, convida o expressante a viver o inusitado, para que possa ir criando novos meios de perceber, agir sobre a realidade, comunicar com ela, apresentando respostas inovadoras sobre si, o mundo e os outros.

Através das Terapias Expressivas, procura-se que o sujeito se veja, e se reveja através de outras formas de expressão, numa dinâmica de trabalho bastante particular pois diferenciando-se de qualquer trabalho de natureza só verbal, solicita à pessoa cada vez mais, colocar-se em acção-criação, de modo crítico, reflexivo, participativo e responsável.

A Terapia Expressiva é um processo de auto conhecimento, útil a qualquer pessoa. Implica da parte do terapeuta, um conhecimento técnico e prático das diversas modalidades de expressão e o manejo de modelos teóricos sustentados em pressupostos Cognitivistas e Humanistas, nomeadamente Gestalt e Análise Transaccional. Construtos Existencialistas e Rogerianos, assim como ideias oriundas da Educação pela Arte e da Psicopedagogia.

O Terapeuta Expressivo desenvolve sua intervenção sempre em grupo e apoiado por uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo acções que estimulem os indivíduos frente aos diferentes saberes: saber fazer, sentir, pensar, reflectir, e o saber ser, buscando o desenvolvimento nos clientes, das capacidades e competências em todas as dimensões, sejam físicas, psicológicas, relacionais, afectivas, sociais e políticas.

Contactos

Vivenciarte – Associação Internacional de Terapias Expressivas
Morada: Apartado 21, 1496 – 901 – Algés – Lisboa
Email: E-mail Geral: geral@vivenciarte.com
Site: http://www.vivenciarte.com/

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
     

Terapia Expressiva