Teresa Guilherme

Revisado por Andre a 10 dezembro 2018

Maria Teresa Salgado de Vieira Guilherme nasceu a 27 de Junho de 1955, em Lisboa. É filha do cantor Luís Guilherme e da fadista Lídia Ribeiro. Na infância viveu entre o Brasil e Portugal. Desde tenra idade revelou queda para o mundo espetáculo, o que não é propriamente estranho, atendendo à vida profissional dos seus progenitores.

Depois de ter passado pela Função Pública sem sucesso, foi convidada por Raul Durão para ingressar na Rádio Difusão Portuguesa (RDP). Na RDP assumiu a função de produtora, no programa de rádio “Vozes e Nozes”. Continuou depois a trabalhar na produção de programas de rádio, trabalhando diretamente com Nicolau Breyner.

Teresa Guilherme Antes e Depois

Fadista Luis Guilherme e filha, apresentadora de televisão teresa guilherme á esquerda.

 

Na década de 80, iniciou a sua própria empresa, a “Teresa Guilherme LDA”, que se especializou na produção de festas privadas e de espetáculos. Entre os eventos promovidos pela sua empresa contaram-se inúmeras passagens de modelo e inaugurações de centros comerciais. Desta forma, a produtora de eventos ganhou uma enorme visibilidade, principalmente na zona de Lisboa.

Em 1991, chegou finalmente à televisão, criando e produzindo um programa de cariz juvenil para a Rádio Televisão Portuguesa. O programa tinha como título “Acontecimentos, Limitada” e era transmitido uma vez por semana. No mesmo ano, Teresa Guilherme, mudou de posição, deixando os bastidores e assumindo o papel de protagonista. Estreou-se como apresentadora no programa “Eterno Feminino”, criado por si própria. Meses mais tarde produziu o programa “Sim ou Sopas”, que foi apresentado por Manuel Luís Goucha, um grande amigo seu.

Em 1993, apresentou o programa “Olha que Dois”, juntamente com Manuel Luís Goucha. Este foi o primeiro programa que apresentou, sem ser também produtora. No canal público apresentou ainda “Chá das cinco”. No mesmo ano mudou-se para a SIC, onde apresentou inicialmente o programa “E o Resto É Conversa”, que viria a ter mais de duzentas edições. De seguida, apresentou “Labirinto”.

Já em 1994, foi-lhe dada a oportunidade de produzir e apresentar o concurso “Não se Esqueça da Escova de Dentes”, que era uma das grandes apostas da estação televisiva. O programa alcançou um grande sucesso. Nos anos que se seguiram, conduziu os programas “Ousadias”, “Confissões” e “Programa do Além”. Em 1998, produziu “Ai os Homens”, programa de entretenimento apresentado por José Figueiras, que alcançou grandes audiências. A partir de 1999, começou a produzir programas para os três canais.

Em 2000, foi convidada para apresentar “BigBrother”, um realityshow polémico que conseguiu uma enorme visibilidade em Portugal e que lhe trouxe uma grande projeção. Numa entrevista dada em 2010, Teresa Guilherme contou que foi apenas a quinta escolha para a apresentação do programa e que aceitou a proposta sabendo à partida que a polémica iria ser grande.

Entre 2000 e 2004, Teresa Guilherme apresentou seis edições do programa, quatro edições normais e duas dedicadas a famosos. Nesse período de tempo dedicou-se à apresentação em simultâneo de outros projetos na TVI. Em 2001 conduziu, “Mulheres de A a Zé”, programa lançado no auge de popularidade de Zé Maria, o vencedor da primeira edição do BigBrother, e possivelmente o concorrente mais mediático de sempre. Nos anos que se seguiram apresentou “Survivor”, “Academia das Estrelas”, “As Manhãs da TVI” e “Rosa Choque”. Em 2004 saiu da TVI e voltou à RTP, para apresentar a nova versão do concurso “Um, Dois, Três”.

Juntou-se ao conceituado ator brasileiro Miguel Falabella, em 2006, numa peça de teatro intitulada “A Partilha”. No mesmo ano, apresentou “7 Vidas” na SIC, seguindo-se “A Vingança”, “Resistirei” e “Momento da Verdade”. Este último levantou grande expectativas inicias, mas acabou por não ser o sucesso esperado. Teresa Guilherme manifestou mais tarde arrependimento em ter apresentado o programa, referindo que o olhar das pessoas a vai acompanhar para o resto da sua vida.

Em 2009, na sequência de problemas de relacionamento antigos com o diretor da SIC, resolveu deixar o canal. Em 2008, Teresa Guilherme divorciou-se de Henrique Dias, com quem havia casado em 2004. Depois de diversos órgãos de comunicação terem noticiado a separação, foi a própria apresentadora, que se apressou a desmentir a notícia. Em entrevista ao jornal “24 horas”, a apresentadora chegou a afirmar: “Continuo casada com o Henrique e até vou ao polígrafo para prová-lo”.

Dias mais tarde, já confessaria que estavam efetivamente separados há dois meses. Justificou-se o teor das suas afirmações anteriores, dizendo que apenas pretendia tornar público o divórcio após o fim do programa “O Momento da Verdade”. Entre 2009 e 2010, a apresentadora resolveu tirar um período sabático, na sequência do seu divórcio e da sua saída da SIC. Esteve na Índia sozinha e aproveitou para ler e escrever.

Já em 2011, depois de ter sido anunciado que seria a apresentadora do programa da TVI Casa dos Segredos II, envolveu-se numa troca de palavras com a apresentadora da primeira edição do programa, Júlia Pinheiro. Teresa Guilherme afirmou “ser melhor do que Júlia Pinheiro”, e que se prepara melhor para a condução dos programas, enquanto que Júlia Pinheiro atua mais de improviso.

Afirmou também gostar de deixar programas a meio, numa clara farpa enviada à antiga apresentadora do programa, que trocou a TVI pela SIC. A atual diretora de conteúdos da SIC, respondeu semanas depois, após a estreia de Casa dos Segredos II, fazendo notar que conseguiu melhores audiências no programa inaugural.

Em 2011, Teresa Guilherme já havia produzido e apresentado 147 programas de televisão. Em Dezembro de 2011, as publicações cor-de-rosa apontaram um novo amor a Teresa Guilherme, o artista plástico João Cóias. A confirmar-se, será o reatamento de uma paixão antiga, já que os dois terão tido um relacionamento em 2009.

Galeria de Fotos:

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT