Teste de Apgar

Revisado por Equipe Editorial a 22 outubro 2018

O teste de Apgar ou índice de apgar é um sistema de classificação que avalia as funções vitais de um bebé nos primeiros momentos após o nascimento.

Cinco funções distintas, ritmo cardíaco, respiração, tónus muscular, cor e reflexos são avaliados numa escala de zero a dois (cada item), podendo totalizar até 10 pontos. As cinco funções são avaliadas no primeiro minuto de vida do bebé e 5 minutos depois de nascer. Os primeiros valores são, normalmente, ligeiramente mais baixos que os segundos.

Os bebés com uma pontuação total de oito a 10 valores recebem uma assistência pós-natal normal. Quanto mais baixa for a pontuação, a partir de 7, mais especializada terá de ser dada à criança no sentido de lhe melhorar os itens em que tenha pontuado menos. Os bebés nascidos de cesariana têm, normalmente, valores mais baixos do que os nascidos de parto normal, mas recuperam com facilidade.

Trabalhos de parto problemáticos (por exemplo, cordão umbilical apertado à volta do pescoço provocando asfixia parcial) também têm valores mais baixos. O teste apgar é atribuído, idealmente, pelo pediatra que (teoricamente) assiste ao parto, mas na maior parte dos casos, é o médico obstetra ou a enfermeira parteira que atribuem estes valores.