-->Teste da Fralda - Educar Saúde

Teste da Fralda

Publicado em 04/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O teste da fralda é um teste de execução simples e que permite auferir rapidamente se o bebê está a ter uma alimentação adequada.

Nomeadamente, através do teste da fralda podemos saber se o bebê está a alimentar-se bem. Para isso, é importante desde logo que sejamos capaz de prestar atenção ao número de fraldas que damos ao nosso bebê por dia, bem como o conteúdo que essas mesmas fraldas têm na altura de troca.

Para além da fralda, há sinais físicos que indicam se o bebê se está a alimentar bem ou não. Nomeadamente, o bebê encontra-se num estado mais alerta, mais activo e mais espevitado quando a sua alimentação é adequada.

Caso contrário, quando a sua alimentação não é aquela que deveria ser o bebê irá ter tendência a apresentar um estado de desidratação significativo, o que indica que não está a comer o suficiente ou não está a mamar o suficiente, caso ainda esteja no período de amamentação.

No caso de se verificar esta última situação, deverá fazer por aumentar a frequência com que dá de mamar ao bebê. Para além disso, poderá ainda oferecer alguma água ao bebê como forma de promover a sua hidratação.

O bebê, em situações ideais, deverá urinar entre seis a oito vezes por cada dia. Essa urina deverá ser diluída e apresentar uma cor clara.

Caso utilize fraldas de pano, nestas a avaliação do último ponto será muito mais fácil de fazer porque nestas fraldas esses sinais notam-se de uma forma muito mais significativa.

Quanto à evacuação por fezes sólidas, se estas forem secas e duras poderemos estar perante um caso em que a quantidade de leite ingerida pela criança não é aquela suficiente para as suas necessidades.

Igualmente se houver ausência total de fezes sólidas poderemos estar perante uma indicação do mesmo problema.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook