Teste da Orelhinha

O teste da orelhinha é um exame que hoje em dia é obrigatório em alguns países do mundo.

Este exame é um teste que é realizado ainda na maternidade ou no hospital onde o bebê nasce, e o seu principal objectivo é avaliar a audição do bebê.

Assim, pode-se de forma prematura detectar desde logo alguns problemas auditivos no bebê, como é o caso da surdez, mais ou menos grave.

A realização do teste, sendo obrigatória, é geralmente comparticipada pelo Estado dos diferentes países onde é realizado.

Para o bebê, este teste não lhe causa qualquer dano nem dor, sendo um teste muito simples.

O que se faz, na prática, é colocar no ouvido de um bebé um fone que permite detectar problemas auditivos, que dificultam nestas idades e muito o desenvolvimento do bebé e a sua aprendizagem.

Caso seja detectado algum problema no teste, o ideal será depois encaminhar-se o bebé para um otorrinolaringologista, que poderá avaliar melhor o problema e endereçar um tratamento que lhe seja adequado.

Relativamente ao tempo de realização do teste da orelhinha, este teste deverá ser realizado 2 ou 3 dias depois do nascimento do bebê.

No entanto, o teste pode ser eventualmente feito até aos 3 meses de vida do bebé, permitindo ainda atempadamente detectar eventuais problemas.

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
     

Teste da Orelhinha