O teste da orelhinha é um exame que hoje em dia é obrigatório em alguns países do mundo.
Este exame é um teste que é realizado ainda na maternidade ou no hospital onde o bebê nasce, e o seu principal objectivo é avaliar a audição do bebê.
Assim, pode-se de forma prematura detectar desde logo alguns problemas auditivos no bebê, como é o caso da surdez, mais ou menos grave.
A realização do teste, sendo obrigatória, é geralmente comparticipada pelo Estado dos diferentes países onde é realizado.
Para o bebê, este teste não lhe causa qualquer dano nem dor, sendo um teste muito simples.
O que se faz, na prática, é colocar no ouvido de um bebé um fone que permite detectar problemas auditivos, que dificultam nestas idades e muito o desenvolvimento do bebé e a sua aprendizagem.
Publicidade
Caso seja detectado algum problema no teste, o ideal será depois encaminhar-se o bebé para um otorrinolaringologista, que poderá avaliar melhor o problema e endereçar um tratamento que lhe seja adequado.
Relativamente ao tempo de realização do teste da orelhinha, este teste deverá ser realizado 2 ou 3 dias depois do nascimento do bebê.
No entanto, o teste pode ser eventualmente feito até aos 3 meses de vida do bebé, permitindo ainda atempadamente detectar eventuais problemas.
Saiba mais sobre: Saúde do BebêPediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541
A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:
- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.
- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.
- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .
Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337