-->Teste do Olhinho - Educar Saúde

Teste do Olhinho

Publicado em 05/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O teste do olhinho (Teste do Reflexo Vermelho) é um exame médico realizado geralmente nos primeiros tempos de vida de uma pessoa, nomeadamente em bebês.

Foto de Catarata Congênita

Os bebês poderão, por diversos motivos, nascer com alguns problemas de diversas origens. Entre problemas de saúde, encontram-se alguns problemas ao nível oftalmológico.

É frequentemente realizado o famoso teste do pezinho para diagnosticar um conjunto alargado de doenças que decorrem de problemas de malformação, genéticos ou hereditários, mas não consegue cobrir necessariamente todos os problemas de outro género.

Tornou-se necessário cuidar desde logo da saúde ocular dos bebés aquando da sua nascença, e foi a partir daí que nasceu o teste do olhinho.

O teste do olhinho é, conforme já foi referido, um exame médico, mas que neste caso serve para detectar doenças como tumores oculares, estrabismo, glaucomas, catarata congénita entre outro tipo de problemas oculares.

A detecção precoce deste tipo de problemas permitirá que o tratamento seja desde logo iniciado e que se consiga a cura para problemas que se forem mais tarde tratados poderão ser de cura difícil e até originar outro tipo de complicações.

Indica-se geralmente que o teste do olhinho deva ser feito logo durante a primeira semana de vida, e ainda dentro da maternidade ou hospital. No entanto, este exame poderá ser feito até ao primeiro mês de vida do bebé.

O exame em si é relativamente simples, utilizando-se um aparelho que projecta uma luz no olho do bebé, permitindo observar o seu fundo.

Este teste não representa qualquer tipo de dor para o bebé, sendo por isso um teste que envolve alguma simplicidade e que pode ser feito rapidamente.

Caso seja detectado algum problema ocular no decorrer do exame, o bebé deverá ser acompanhado e deverão ser repetidos frequentemente exames do género, isto enquanto se iniciam tratamentos, caso sejam necessários, dependendo do problema.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook