Tinea Capitis (Tinea do Couro Cabeludo)

Revisão Clínica: Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965). Atualizado: 09/08/19

A tinea capitis também vulgarmente chamada de tinea do couro cabeludo é uma infecção mais frequente nas crianças em idade escolar (entre os seis e os dez anos). Com a medicação adequada, pode levar semanas e, por vezes, meses a desaparecer. Uma pessoa pode ter tinha do couro cabeludo mais do que uma vez na vida.

Continua depois da Publicidade

Causas da tinea capitis

A tinea do couro cabeludo é causada por um fungo e transmite-se pelo contacto com alguém infectado. Partilhar toalhas, escova de cabelo, pente, ganchos, chapéus ou a almofada pode contribuir para a propagação da doença. Esta também se pode transmitir pelo contacto com animais domésticos infectados (como cães) ou pela terra.

Sinais e sintomas

A tinea do couro cabeludo pode apresentar-se de diversas formas, nomeadamente zonas de peladas (que podem aumentar e confluir entre si; podem ainda ter áreas com cotos pilosos) e zonas descamativas, que podem ser dolorosas e ter crostas amareladas. Pode haver comichão no couro cabeludo.

Diagnóstico

Pelo exame directo com uma lâmpada apropriada (lâmpada de Wood) ou pelo exame microscópico de raízes de cabelos e/ ou de escamas das lesões, é possível identificar imediatamente o fungo. A cultura para fungos permite o diagnóstico em dez a 14 dias.

Prevenção e Cuidados a ter

Tente não coçar o couro cabeludo. É importante examinar os contactos para despiste de portadores assintomáticos. O uso de champô apropriado poderá estar indicado nestas situações. Os animais domésticos também devem ser examinados; se algum estiver infectado, recorra ao veterinário para que seja tratado.

Riscos e Complicações

Há sempre o risco de transmissão a outras pessoas. A complicação mais frequente é a infecção bacteriana secundária (surgida na sua sequência), que por vezes obriga ao uso de antibiótico.

Tratamento para Tinea do Couro Cabeludo

O tratamento baseia-se no uso de um antifúngico por via oral, durante pelo menos seis semanas (por vezes, meses).

Leia também: Remédio caseiro para tinha (Tinea, dermatofitose)

Fotos de pessoas com tinea capitis:

Leia Também: Tratamento caseiro para impinge.

Continua depois da Publicidade

Continuação » 10 Incríveis Remédios Caseiros para Micose na Virilha (Tinea Cruris)

Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/08/19