A tinea corporis também conhecida como tinea do corpo é uma infecção da pele que se manifesta em várias partes do corpo, tais como o rosto, o pescoço ou os pés. Também é vulgarmente designada em Portugal por tinha do corpo e no Brasil como impingem.
Esta infecção é mais comum nas crianças, embora qualquer pessoa a possa apanhar. A tinea corporis também surge com mais frequência nos climas quentes e húmidos. Com a devida medicação pode demorar 1 a 4 semanas a desaparecer.
Causas da tinea corporis
A tinha do corpo é provocada por um germe, designado por fungo, que se pode encontrar na terra ou nos animais domésticos infectados. Pode ser facilmente transmitida pelo contacto directo, sobretudo nas escolas e nos infantários, bem como mediante a partilha de toalhas, sapatos ou chuveiros.
Sinais e sintomas
Apresentam-se, de seguida, os sinais de tinea corporis nas várias zonas do corpo. A infecção alastra em círculo, à medida que se desenvolve, deixando um pedaço de pele com aspecto normal no meio, do qual resulta o aspecto de círculo.
Produz, no rebordo do círculo, uma lesão vermelha e descamativa. A pele fica ainda ligeiramente saliente devido à irritação. Pode, inclusivamente, dar a sensação de que se encontra um verme (worm) debaixo da pele, razão pela qual, em inglês, a tinha do corpo assume a designação de ringworm. Não existe, porém, nenhum verme sob a pele.
Pele do corpo: As lesões no corpo são vermelhas, redondas e achatadas, podendo também manifestar-se sob a forma de escamas.
Rosto: As lesões podem provocar prurido e originar a formação de escamas e de uma erupção cutânea.
Pés: As lesões podem surgir num ou em ambos os pés. Encontram-se, geralmente, entre os dedos e podem ser vermelhas, originar bolhas e causar prurido. A pele entre os dedos dos pés pode ainda apresentar fissuras e escamas.
Virilha: A virilha é o ponto de união entre o abdómen (barriga) e a coxa. Poderá ter uma erupção cutânea vermelha e descamativa na parte interior das coxas ou na virilha.
Diagnóstico – Como se Diagnostica
O médico analisar-lhe-á cuidadosamente a pele. É possível que lhe retire uma pequena quantidade de escamas de pele. Um microscópio será, então, usado para analisar a amostra de pele e determinar se tem tinea corporis. O médico poderá dar-lhe um creme ou uma pomada para o prurido.
Terá de aplicar um medicamento antifúngico sobre a pele infectada para eliminar o fungo. Não coce as lesões. Se a infecção não desaparecer ou se alastrar, poderá ter de tomar outro medicamento por via oral. Se o seu animal doméstico estiver infectado, deverá levá-lo a um veterinário para que possa ser tratado.
Tratamento da tinea corporis
Tratamento da Tinea corporis com o cetoconazol creme a 2%
Estudo realizado: Trinta pacientes portadores de Tinea corporis foram tratados com cetoconazol creme a 2%, aplicado somente uma vez ao dia, durante quatro semanas. Obteve-se 96,7% de cura micológica. Não houve registro de efeito colateral.
Outras opções:
Canesten
A preocupação com a imagem e o aumento das actividades desportivas intensifica a propensão para as infecções fúngicas, como é o caso do pé-de-atleta. Normalmente associados a ambientes húmidos, os fungos encontram nestas zonas condições especialmente favoráveis para o seu desenvolvimento.
Os espaços interdigitais dos pés, as virilhas e axilas são as partes onde se verifica uma maior incidência de infecções. É por isso muito importante ter a máxima precaução em piscinas, saunas, duches, ginásios e áreas públicas onde o contacto com a humidade é directo.
Na prevenção e tratamento das infecções fúngicas, Canesten Spray – atomizador é a solução eficaz, cómoda e rápida.
Este antimicótico de largo espectro á base de Clotrimazol é indicado para a aplicação em zonas de acesso mais difícil e pilosas. Graças á forma de aplicação rápida e cómoda, Canesten Spray-atomizador é mais facilmente absorvido pela pele impedindo, deste modo, o contacto com o produto na hora da manipulação.
Segundo um estudo recentemente realizado pela Bayer, Canesten está associado a : experiência (pioneiro), notoriedade (o mais conhecido), acessibilidade (preço acessível) e aplicação agradável.
O Clotrimazol, substância activa de Canestenâ, é utilizada há 30 anos para tratar infecções fúngicas. A eficácia na hora de tratar micoses da praia (pityriasis versicolor) exantema da transpiração (tinea e tinhas (tinea corporis) continua vigente e está comprovada por numerosos estudos clínicos realizados em milhares de pacientes.
A taxa de eliminação de fungos situa-se entre os 85 e os 100% em casos de dermatomicose. A tolerância local, que chega a ser de 98% fazem deste medicamento a primeira escolha do consumidor. É fácil e cómodo de usar, não tem contra-indicações e não apresenta efeitos secundários. No tratamento de infecções fúngicas Canesten spray, solução e creme são as apresentações de Canesten mais apropriadas.
Links Úteis
Fotos
Doente com lesões na superfície da pele de forma arredondada e com prurido. TINEA CORPORIS (TINHA) – Micose do grupo das dermatofitias.
Continuação » Tinea Capitis (Tinea do Couro Cabeludo)
Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850
Consultar > Currículo Lattes.
O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:
- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.
- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).
- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: (11) 4301-9931
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.