-->Tintura para cabelo - Educar Saúde

Tintura para cabelo

Publicado em 01/11/2014. Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Uma das formas mais simples de alterar o seu look é através da pintura dos fios de cabelo. A tintura para cabelo é assim um método simples e eficaz, que permite alterar o tom dos seus fios, conseguindo assim criar um novo visual.

tintura para cabelo

Apesar de mais habitual em mulheres, na realidade, há muitos homens a usar este método. Aliás, a tintura para cabelo pode até ser usada em crianças. Contudo, nestes casos, é aconselhada a utilização de tinturas menos intensas, sem oxidantes e amônia.

Aplicar a tintura para cabelo

Apesar de muitas mulheres aplicarem elas mesmo o produto capilar em casa, o ideal mesmo é ir a um salão de cabeleireiro. Se não for aplicado corretamente, poderão surgir algumas surpresas menos agradáveis, como por exemplo o aparecimento de manchas.

No entanto, se a sua ideia é aplicar em casa, então aconselhamos que siga rigorosamente as indicações presentes no folheto, de modo a alcançar o resultado desejado.

Existem imensas tinturas para cabelo de uso doméstico no mercado, tendo apenas de ter o cuidado de aplicar corretamente.

Tipos de tintura para cabelo

Se está a pensar em pintar o seu cabelo, então encontrará várias opções de tinturas. Confira de seguida os quatro tipos de tintura para cabelo:

Tintura tonalizante

Esta tintura apenas consegue clarear o cabelo em dois tons, durando geralmente em média 20 lavagens até o efeito começar a desaparecer. Este tipo de tintura não contém amônia.

Tintura temporária

Esta é uma tintura bem suave, mais fraca ainda que a tonalizante, sendo especialmente recomendada apenas para dar maior brilho ao cabelo. A tintura temporária tem uma duração média de 5 lavagens.

Tintura permanente

Este tipo de tintura para cabelo altera a cor dos fios, sendo necessário retocar a cada 30 a 60 dias, na zona da raiz, devido ao crescimento natural do fio.

Este produto não deve ser aplicado em cabelos já pintados, pois pode provocar o ressecamento dos fios. A tintura permanente é o tipo de tintura mais popular entre as mulheres.

Tintura de Hena

Esta tintura utiliza um produto natural, diferente daqueles utilizados nos tipos de tintura anteriores, e que tem a capacidade de mudar a cor do cabelo, sem no entanto alterar a sua estrutura.

Contudo, a tintura de hena não permite o clareamento dos fios. Este tipo de tintura tem uma duração média de 20 dias.

Dicas para quem utiliza tintura para cabelo

Para que os fios do cabelo se mantenham sempre saudáveis, é importante seguir algumas dicas durante o período de tempo em que utiliza tintura para o cabelo.

A principal está relacionado com a hidratação, já que este tipo de produtos tem a tendência para promover o ressecamento do cabelo.

Deve por isso fazer uma hidratação semanal aos fios, de modo a proteger a integridade e a beleza dos fios.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.