Os 11 Melhores tipos de Chá Preto

O chá preto é uma das bebidas mais populares do mundo ocidental. No entanto, entenda que existem muitas variedades. Mesmo que todo ele venha da mesma planta, o sabor pode variar bastante, dependendo das folhas e da mistura. Este artigo fornece uma lista dos melhores tipos de chá preto disponíveis.

Para cada chá preto listado no artigo, encontrará algumas notas sobre a sua origem, força, nível de cafeína e as suas principais características.

Tipos De Chá Preto

Assam

Tipo de chá: Assam
Origem: Assam, nordeste da Índia
Notas de Prova: Rico, encorpado, maltado, levemente amargo
Força: Forte e arrojado
Nível de cafeína: Alto

Assam é um chá preto tradicional da região de Assam, no nordeste da Índia, e um dos tipos de chá preto mais saborosos. Com um sabor forte, ligeiramente adstringente e encorpado, muitas pessoas preferem combiná-lo com um pouco de leite para equilibrar o seu sabor.

Ele faz parte do café da manhã de muitos ingleses e irlandeses, e as suas folhas são a principal razão para a sua cor ousada e sabor profundo característicos, sendo uma ótima alternativa ao café.

Ceilão

Tipo de chá: Ceilão
Origem: Sri Lanka
Notas de Prova: Aromático, saboroso, cítrico, refrescante
Força: Forte, de corpo médio
Nível de cafeína: Alto

O chá do ceilão é originário do Sri Lanka. Trata-se de um chá preto (médio a forte) que consegue manter um sabor leve e refrescante.

Este chá do Sri Lanka tem leves notas de sabor picante e cítrico, sendo bastante agradável de beber. Uma vez que tem um sabor cítrico e saboroso, o chá do Ceilão é geralmente a variedade de chá preto encontrada nas bebidas de chá gelado.

Ele tem um sabor maravilhoso quando quente, e pode ser apreciado sozinho ou com leite.

Darjeeling

Tipo de chá: Darjeeling
Origem: Bengala Ocidental, Índia
Notas de Prova: Aromático, macio, suave e doce
Força: Leve a médio-encorpado
Nível de cafeína: Médio

O chá Darjeeling é uma bebida leve e refrescante. Ao contrário do sabor arrojado e robusto de Assam, este apresenta um sabor mais delicado por vezes difícil de descrever. Além disso, não é tão escuro como o Assam, exibindo uma cor âmbar dourada única.

Com um ligeiro aroma cítrico, floral e frutado, o chá Darjeeling é um chá preto extremamente saboroso.

É mais adequado como uma bebida relaxante para desfrutar ao final da tarde, em vez de uma opção matinal. Tendo um aroma tão delicado, também funciona melhor sozinho, sem misturar leite.

Dian hong (chá de Yunnan)

Tipo de chá: Dianhong (Yunnan)
Origem: Yunnan, sul da China
Notas de Prova: Aromático, macio, doce, suave
Força: Médio
Nível de cafeína: Médio-alto

Dian hong cha significa “chá vermelho Yunnan”, e recebe o nome “Yunnan” por ser proveniente de uma província montanhosa localizada a sudoeste da China.

É um chá extrememente saboroso e aromático, apresentando um sabor suave e levemente adocicado. A sua cor também é interessante, evidenciando mais uma cor âmbar dourada que um típico chá “preto”.

Por oferecer um sabor tão delicado ele é classificado como um chá premium, geralmente servido por si só. No entanto, também é agradável quando combinado com leite.

Earl Grey

Tipo de chá: Earl Grey
Origem: China / Inglaterra
Notas de Prova: Citrusy, frutado e suave
Força: Leve a médio-encorpado
Nível de cafeína: Médio

Embora muitas pessoas pensem que o Earl Grey seja um chá inglês, existem disputas sobre a sua origem exata. Similar ao Darjeeling, o chá Earl Grey é um chá preto leve, floral e frutado que possui um sabor profundo. (1)

No entanto, o Earl Grey é uma mistura de chás e não uma variedade de folhas única.

Para fazê-lo, os produtores misturam folhas secas de chá preto com óleo extraído da casca da laranja bergamota. Bergamota é uma fruta cítrica conhecida também como ‘laranja azeda’.

Esta mistura de chá preto funciona bem com ou sem leite.

English Breakfast Tea

Tipo de chá: English Breakfast
Origem: América colonial
Notas de Prova: Aromático, maltado, robusto
Força: Encorpado, forte
Nível de cafeína: Alto

Curiosamente, o chá English Breakfast parece ter origem no que é hoje os Estados Unidos. Foi durante os tempos coloniais que esta mistura de folhas se tornou popular entre os colonos ingleses nas Américas.

Geralmente é uma combinação de folhas de várias regiões incluindo Assam, Ceilão e Quênia. Por ser forte, oferece um melhor aroma quando combinado com leite.

O English Breakfast Tea é uma das opções mais fortes de chá preto e, como o próprio nome sugere, é a escolha perfeita para uma bebida matinal.

Irish Breakfast Tea

Tipo de chá: Irish Breakfast Tea
Origem: Irlanda
Notas de Prova: Malte, robusto, rico, ligeiramente adstringente
Força: Encorpado, forte
Nível de cafeína: Alto

O Irish Breakfast Tea não é muito diferente do inglês, mas geralmente é mais forte. A razão para isto é que ele usa maiores quantidades de Assam na mistura (geralmente é uma combinação de Assam e Ceilão).

Semelhante ao English Breakfast Tea, bem forte, é perfeito para consumir com um pouco de leite. Uma xícara de Irish Breakfast Tea bem quente é uma excelente alternativa ao café para os amantes da cafeína.

Chá Keemun

Tipo de chá: Keemun
Origem: Anhui, leste da China
Notas de Prova: Aromático, leve, floral e frutado
Força: Leve-médio
Nível de cafeína: Médio

Keemun é uma das variedades de chá preto mais populares do mundo, recebendo muitos elogios pelo seu sabor delicado. Trata-se de um chá leve e suave, e ao mesmo tempo muito saboroso, com um aroma e fragrância doce e floral.

Keemun é considerado uma iguaria na China e, além do sabor e aroma agradáveis, tem um tom avermelhado bastante apelativo.

Deve ser consumido só, para evitar a diluição do seu sabor, impressionante!

Lady Grey

Tipo de chá: Lady Grey
Origem: Reino Unido / Noruega
Notas de Prova: Leve, floral, frutado, macio
Força: Suave
Nível de cafeína: Médio-baixo

Embora pareça um chá antigo, o Lady Grey é uma criação moderna que chegou ao mercado apenas em 1994. Surgiu basicamente de um melhoramento que o mercado norueguês fez ao Earl Grey por ele ser tão forte, projetado para se adequar ao paladar norueguês. (2)

Embora seja semelhante ao Earl Grey, além de laranja bergamota ele também contém aromas de casca de limão e casca de laranja. Como resultado, oferece um sabor mais frutado e floral, e uma opção saborosa e leve de apreciar chá.

Lapsang Souchong

Tipo de chá: Lapsang Souchong
Origem: Fujian, sudeste da China
Notas de Prova: Pine, rico, esfumaçado, picante
Força: Médio forte
Nível de cafeína: Médio-alto

Lapsang Souchong é um chá chinês extremamente famoso com um método de preparação único. Durante a torrefação e processamento, ele é defumado em madeira de pinheiro queimada. (3Esta forma única de torrefação transmite um sabor a fumo, rico a pinho e ligeiramente picante às folhas do chá.

Embora não seja tão forte quanto o Assam e os breakfast teas, ele é mais forte que o Darjeeling e o Lady Grey.

O Lapsang Souchong tem um sabor agradável, com ou sem leite.

Masala Chai

Tipo de chá: Masala Chai
Origem: Índia
Notas de Prova: Aromático, frutado, florido, picante
Força: Médio
Nível de cafeína: Alto

Masala chai é uma bebida Indiana feita a partir das folhas de chá, disponível em diferentes variedades. Trata-se de uma mistura de chá de chá preto Assam e várias ervas e especiarias, resultando numa bebida extremamente rica em cafeína.

Geralmente o chá usa uma base aromatizante de cardamomo e gengibre, mas também pode incluir:

  • Canela
  • Cravinho
  • Funcho
  • Noz-moscada
  • Anis estrelado
  • Pimenta

Tradicionalmente o Masala chai é elaborado em leite e não em água quente. No entanto, algumas pessoas preferem bebê-lo sem leite e fazê-lo da mesma forma que o chá preto normal.

Qual é o melhor tipo de chá preto?

Pessoalmente, as minhas variedades favoritas de chá preto são o chá Earl Grey e o English Breakfast Tea. No entanto, o “melhor” chá é subjetivo, pois cada um de nós tem a sua opinião. Além disso, as variedades aqui listadas são apenas algumas das muitas disponíveis.

O chá preto além de saboroso, quando consumido em quantidades moderadas ele pode proporcionar uma série de benefícios na saúde. Então use o que mais gosta!