-->Tipos de Meningite - Viral, bacteriana, parasitária ou fúngica

Tipos de Meningite

Publicado em 13/04/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Este artigo pretende descrever alguns tipos de meningite, uma doença que pode ser infecciosa ou não. As meningites infecciosas são classificadas como virais, bacteriana, parasitária ou fúngica, dependendo do tipo de organismo que causa a infecção.

A meningite viral, também conhecida por meningite asséptica, é o tipo mais comum da doença. Raramente é fatal e é normalmente resolvida com tratamento. A meningite desenvolve-se em menos de 1 em cada 1000 pessoas que são infectadas com um dos vírus associados à doença.

A meningite bacteriana é normalmente grave e é considerada uma emergência médica. Se não for tratada, pode ser fatal ou levar a complicações a longo termo. Como a doença pode progredir muito rápido, é importante identificar a bactéria e começar o tratamento a antibiótico o mais rápido possível. Infecções bacterianas nas orelhas, boca ou nariz podem espalhar-se rapidamente para o cérebro e medula espinal. Algumas bactérias são transmitidas através de secreções da boca e nariz.

A meningite fúngica desenvolve-se em pacientes com problemas que podem comprometer a eficácia dos seus sistemas imunitários (VIH, Lúpus, Diabetes, por exemplo). A meningite fúngica ocorre em cerca de 10% dos pacientes com SIDA.CrytococcusneoformanseCandidaalbicansestão normalmente envolvidas na doença.

Publicidade

A meningite parasitária é mais comum em países pouco desenvolvidos e é normalmente causada por parasitas encontrados em água, comida ou solo contaminados.

A meningite não infecciosa pode desenvolver-se a partir de uma complicação de outra doença (por exemplo, papeira, tuberculose, sífilis).

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade