-->Tireoglobulina - Educar Saúde

Tireoglobulina

Publicado em 02/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A Tireoglobulina, normalmente sintetizada nas células foliculares da toreóide, sob influência do TSH, representa o precursor da tiroxina (T4) e outras iodotironinas. A principal aplicação clínica da dosagem deste pró-hormônio deriva do fato de que o tecido tireoidiano, normal ou neoplásico, parece ser a única fonte da tireoglobulina circulante. O diagnóstico diferencial do hipotireoidismo congênito e a monitorização do carcinoma tireoidiano diferenciado não-medular são duas utilizações bem estabelecidas.

Após tireoidectomia total, valores até 5 ng/mL, são indicativos de ausência de tecido remanescente. Nesta situação esta dosagem substitui com vantagens práticas os métodos isotópicos tradicionalmente utilizados, pois não há necessidade de suspensão do tratamento hormonal. A tireoglobulina pode estar aumentada sempre que ocorrer estímulo da tireóide, na presença de processos inflamatórios ou mesmo após sua palpação. O achado de valores muito baixos com clínica de hipertireoidismo sugere etiologia factícia. A presença de anticorpo antitireoglobulina interfere no ensaio.

TIREOGLOBULINA – TIREO – TGB

Monitorização de metástases no carcinoma diferenciado de tireóide. Diagnóstico de tireotoxicose fictícia.

MATERIAL:
Sangue(deve ser centrifugado e o soro congelado imediatamente após a coleta).

VALORES DE REFERÊNCIA:
2,0 a 12,0 ng/mL.

MÉTODO:
Radioimunoensaio (RIE).

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.