O que é a tomografia computadorizada e para que serve

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

A tomografia computadorizada é um exame que produz uma série de imagens seccionais do corpo com o uso de raios X. Ela é utilizada para avaliar lesões e alterações nos ossos e tecidos moles. Frequentemente, essas imagens podem ser combinadas para criar uma imagem tridimensional do corpo.

Continua depois da Publicidade

Entenda O Que é A Tomografia Computadorizada E Para Que Serve

A tomografia computadorizada pode ajudar o médico a:

  • diagnosticar infecções e fraturas ósseas
  • identificar massas e tumores (inclusive câncer)
  • estudar os vasos sanguíneos e outras estruturas internas

O exame é minimamente invasivo e pode ser realizado rapidamente.

Como é realizado o procedimento

O médico poderá administrar um meio de contraste para realçar estruturas como vasos sanguíneos e intestinos para serem visualizados com maior clareza nas imagens de raio X.

Pode ser necessário ingerir um líquido contendo o contraste ou este poderá ser injetado no braço ou administrado no reto por um enema, dependendo da parte do corpo que será examinada. Poderá ser solicitado jejum de quatro a seis horas antes do exame, se for utilizado contraste.

Na hora do exame, o paciente coloca um avental hospitalar e remove todas as joias/bijuterias. (Metais interferem nos resultados das imagens.) O médico pedirá para deitar de costas na mesa de exame que desliza para dentro do equipamento. O feixe de raios X do equipamento fará rotações ao seu redor para produzir as imagens.

É importante que permaneça imóvel porque o movimento pode borrar as imagens. Se uma criança pequena necessitar de uma tomografia computadorizada, o médico poderá recomendar a administração de um sedativo para manter a criança imóvel.

O técnico que operar o tomógrafo poderá solicitar que você prenda a respiração por um período curto de tempo durante a realização do exame para que o tórax não se movimente para cima e para baixo.

Riscos

Existem poucos riscos relacionados a este procedimento. A tomografia computadorizada pode expor o paciente a uma quantidade maior de radiação do que um raio X simples, mas o risco de câncer causado pela radiação é muito pequeno se fizer apenas um exame de tomografia computadorizada. O risco de câncer aumentará se você realizar vários raios X ou exames de tomografia computadorizada.

Algumas pessoas apresentam reações alérgicas ao meio de contraste. Informe o médico se tiver apresentado essa reação anteriormente. A maioria dos meios de contraste contém iodo. Se tiver alergia ao iodo, o contraste pode causar náuseas, vômitos, espirros, coceira ou urticária.

O médico poderá administrar medicamentos para alergia ou esteroides para combater quaisquer efeitos colaterais potenciais caso o paciente seja alérgico ao iodo, mas precisa fazer o exame com o uso de contraste.

Informe o técnico se apresentar dificuldade para respirar após a administração do contraste. Em alguns casos raros, o contraste pode desencadear uma reação alérgica grave chamada anafilaxia, que provoca constrição das vias aéreas.

Resultados

Um radiologista analisará as imagens obtidas durante a tomografia computadorizada e enviará um relatório ao médico. Os resultados serão considerados normais se o radiologista não encontrar tumores, coágulos, fraturas ou outras alterações nas imagens.

Se o radiologista ou o médico observarem alguma alteração durante o exame, talvez seja necessário outros exames ou tratamentos, dependendo do tipo de alteração.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.


Bibliografia
  • https://www.radiologyinfo.org/en/submenu.cfm?pg=ctscan
  • https://www.nibib.nih.gov/science-education/science-topics/computed-tomography-ct
  • https://www.cancer.gov/about-cancer/diagnosis-staging/ct-scans-fact-sheet
  • https://www.webmd.com/cancer/what-is-a-ct-scan
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24