Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

Publicado em 21/04/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é uma técnica recente com a qual é possível obter a imagem de um corte tomográfico da córnea. As imagens, assim obtidas, podem ser utilizadas como auxiliar de diagnóstico e como método de avaliação da superfície da córnea.

Publicidade

Estudo

Avaliação da cirurgia refractiva por tomografia de coerência óptica

A. CASTANHEIRA DINIS, L. METZNER SERRA, M. MONTEIRO GRILLO, PEDRO ABRANTES, FÁTIMA CAMPOS E ANA XAVIER
Oftalmolaser, Lisboa

Material e Métodos: Quarenta e cinco olhos de 28 doentes submetidos a cirurgia refractiva por Laser de Excimer foram avaliados por OCT da córnea (pré-operatório 10 olhos; pós-operatório 32 olhos; reoperados 3 olhos). Foram utilizados scanners transversais da córnea, com luz próxima do infra-vermelho reflectida e tratada por interferómetro, segundo uma técnica não invasiva e sem contacto com o globo ocular.

Publicidade

Resultados: Neste estudo preliminar, foi possível registar imagens demonstrativas da modelação querática pelo Laser de Excimer (miopia e hipermetropia) e puseram-se em evidência elementos morfológicos relacionados com o flap, com o crescimento epitelial e com cicatrização anómala.

Conclusão: O OCT põe em evidência as modelações da superfície anterior e as alterações do estroma da córnea relacionados com a cirurgia refractiva por Laser de Excimer. Estes dados são importantes para a avaliação da cirurgia refractiva e das suas complicações.

Saiba mais sobre:
Publicidade

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)