Torcicolo (espasmo ou uma contracção dos músculos de um dos lados do pescoço)

O torcicolo no pescoço é um espasmo ou uma contracção dos músculos de um dos lados do pescoço. Pode ser congénito (de nascença), o que é, no entanto, muito raro.

Na maioria dos casos, ocorre durante a vida adulta. Por vezes, pode haver um certo padrão familiar. As mulheres têm maior tendência para desenvolverem torcicolos que os homens. O tempo de resolução de um torcicolo depende da sua gravidade, mas na maioria dos casos desaparece após alguns dias.

Causas do torcicolo no pescoço

Um torcicolo pode surgir mesmo que não tenha ocorrido nenhum acidente ou outro traumatismo. Muitas vezes não se identifica uma causa específica. Um torcicolo pode aparecer inesperadamente ao acordar de manhã, mas também se pode desenvolver lentamente, durante muitos dias.

Poderá estar relacionado com o sono – um colchão ou almofada nova ou ainda, por exemplo, pelo facto de se ter dormido uma noite no sofá. Em casos bastante raros, poderá estar associado a uma patologia grave subjacente, nomeadamente neurológica ou dos ossos e articulações.

Sinais e sintomas de torcicolo

A dor no pescoço é o sintoma mais comum. A contracção dos músculos do pescoço pode levar à inclinação e rotação da cabeça um dos lados em atitude de defesa contra a dor.

Diagnóstico:

Geralmente, o diagnóstico é clínico, pela história do episódio e a observação. Mais raramente, poderá ser necessário fazer uma radiografia ou, em casos ainda mais raros, um TAC ou uma ressonância magnética da cabeça ou pescoço, para pesquisar a causa da dor, quando esta assume características pouco habituais.

Tratamento de torcicolo no pescoço

A aplicação de calor local (chuveiro, botija de água quente…) nos músculos doridos do pescoço, bem como a massagem, ajudam a diminuir a dor. Poderá tomar paracetamol para aliviar a dor. A aspirina e o ibuprofeno também são analgésicos de venda livre que poderá utilizar, desde que não tenha alergia aos mesmos. Se, mesmo assim, a dor for muito intensa ou incapacitante, recorra ao seu médico.

Este poderá aconselhá-lo(a), dar-lhe um medicamento para ajudar a relaxar os músculos do pescoço e/ou prescrever-lhe um colar macio para limitar os movimentos dolorosos do pescoço.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Última atualização da página em 09/08/19