Torcicolo (espasmo ou uma contracção dos músculos de um dos lados do pescoço)

Publicado em 24/05/2011. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

O torcicolo no pescoço é um espasmo ou uma contracção dos músculos de um dos lados do pescoço. Pode ser congénito (de nascença), o que é, no entanto, muito raro.

Publicidade

Na maioria dos casos, ocorre durante a vida adulta. Por vezes, pode haver um certo padrão familiar. As mulheres têm maior tendência para desenvolverem torcicolos que os homens. O tempo de resolução de um torcicolo depende da sua gravidade, mas na maioria dos casos desaparece após alguns dias.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Causas do torcicolo no pescoço

Um torcicolo pode surgir mesmo que não tenha ocorrido nenhum acidente ou outro traumatismo. Muitas vezes não se identifica uma causa específica. Um torcicolo pode aparecer inesperadamente ao acordar de manhã, mas também se pode desenvolver lentamente, durante muitos dias.

Poderá estar relacionado com o sono – um colchão ou almofada nova ou ainda, por exemplo, pelo facto de se ter dormido uma noite no sofá. Em casos bastante raros, poderá estar associado a uma patologia grave subjacente, nomeadamente neurológica ou dos ossos e articulações.

Sinais e sintomas de torcicolo

A dor no pescoço é o sintoma mais comum. A contracção dos músculos do pescoço pode levar à inclinação e rotação da cabeça um dos lados em atitude de defesa contra a dor.

Diagnóstico:

Geralmente, o diagnóstico é clínico, pela história do episódio e a observação. Mais raramente, poderá ser necessário fazer uma radiografia ou, em casos ainda mais raros, um TAC ou uma ressonância magnética da cabeça ou pescoço, para pesquisar a causa da dor, quando esta assume características pouco habituais.

Publicidade

Tratamento de torcicolo no pescoço

A aplicação de calor local (chuveiro, botija de água quente…) nos músculos doridos do pescoço, bem como a massagem, ajudam a diminuir a dor. Poderá tomar paracetamol para aliviar a dor. A aspirina e o ibuprofeno também são analgésicos de venda livre que poderá utilizar, desde que não tenha alergia aos mesmos. Se, mesmo assim, a dor for muito intensa ou incapacitante, recorra ao seu médico.

Este poderá aconselhá-lo(a), dar-lhe um medicamento para ajudar a relaxar os músculos do pescoço e/ou prescrever-lhe um colar macio para limitar os movimentos dolorosos do pescoço.

Saiba mais sobre:
Publicidade

Torcicolo (espasmo ou uma contracção dos músculos de um dos lados do pescoço)