-->Torre da Couraça - Alenquer - Educar Saúde

Torre da Couraça – Alenquer

Publicado em 27/07/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Construída próximo da cintura de muralhas da vila, em frente do Arco da Conceição, ergue-se a enigmática Torre da Couraça. A ela se refere o pároco da freguesia da Várzea nas Memórias Paroquiais: «. há uma grande torre, que, ainda que muito alta, se não chegou a acabar, e é obra muito mais moderna que os ditos muros, segundo dela se vê e de um letreiro, que tem na face da parte do nascente com a data do ano em que se fundou, que segundo dela se vê foi reinando o Senhor Rei D. Fernando: e dentro da dita torre havia uma copiosíssima fonte, que por agora estar entulhada rebenta por fora da dita torre de uma penha, formando um ribeiro de água clarissima e excelente da qual bebem quase todos os moradoras da dita vila, e é muito leve, e boa para a digestão».

Sobre a mesma torre escreve Guilherme Henriques:

«As paredes d’esta torre são de immensa grossura e fortaleza. Ha quarenta annos abriu-se uma porta na base, e consta que esse trabalho importou em mais de 50$000 réis. Por dentro ha um caminho que vae do cimo da torre ao fundo; e é tradição que ha uma correspondencia secreta com o castelo, intra muros, por onde a guarnição ia buscar agua ás escondidas. A torre não é única no paiz, em Silves ha uma similhante.

A casa de residencia que está em cima da torre pertencia à Companhia da Fabrica de Papel, e passou com esta á sua succesora a Companhia Portugueza de Fiação. Quando esta faliu, foi comprada pelo Banco de Portugal. A avaliação judicial de predio foi de réis 1 :800$000; mas não encontrou comprador. Nela estiveram funcionando muitas repartições publicas no periodo de transição entre a demolição das antigas casas da camara, e a installação dos novos Paços do Município.»

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.