-->Tosse Crônica - Tratamento, Causas e Diagnóstico

Tosse Crônica

Publicado em 04/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A tosse é um dos sintomas mais comuns em problemas relacionados com o sistema respiratório. No entanto, a maioria das tosses tem um tempo de duração limitada, sendo curada com xaropes ou medicamentos antitússicos. Tosse crônica Quando a tosse dura mais que 3 semanas, e nenhum dos medicamentos atrás referidos fizer efeito, então estamos perante um caso de tosse crônica. Em baixo poderá conhecer quais as causas da tosse crônica, e qual o tratamento adequado para este tipo de problema.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Causas da tosse crônica

Existem diversas causas que podem estar por detrás da tosse crônica. Conheça de seguida as possíveis origens para a tosse crônica.

  • – gotejamento pós nasal (por exemplo, sinusite);
  • – asma;
  • – laringite;
  • refluxo gastroesofágico;
  • – medicação para o coração (por exemplo, aspirina ou inibidores de ECA);
  • – existência de vermes nas vias respiratórias;
  • – inalação de fumos tóxicos;
  • – poluição ambiental;
  • – fumo do tabaco;
  • – câncer.

Diagnóstico da tosse crônica

Para poder-se tratar da tosse crônica, é antes necessário identificar a origem do problema. Os médicos mais indicados para tratar a tosse crônica são os pneumologistas ou otorrinolaringologistas.

Para diagnosticar a tosse crônica, é geralmente usada inicialmente a observação clínica e a anamnese (entrevista inicial), e de seguida, a realização de um raio-x aos seios perinasais ou uma tomografia computorizada.

Tratamento da tosse crônica

Como referimos no ponto anterior, para se poder efetuar o tratamento da tosse crônica, é necessário saber-se qual a origem do problema.

O tratamento é definido de acordo com a causa da tosse crônica, já que é esta é um sintoma de algum problema subjacente, e apenas com a sua cura é que se consegue tratar a tosse.

Ou então, se a tosse crônica é causada por algum elemento ambiental, como o fumo do tabaco ou a poluição do ar, então apenas conseguirá tratar o problema evitando esse elemento.

Ler Também:
Xarope Caseiro para a Tosse
Como Acabar com a Tosse Seca

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook