Tosse e Coriza

A coriza é a inflamação da mucosa das fossas nasais, provocando escorrimento nasal, e a tosse é o movimento involuntário ou voluntário da cavidade torácica, na tentativa de expulsar o ar dos pulmões ou o catarro formado.

A tosse e coriza são assim sintomas habituais em doenças de inverno, como resfriados e gripes, mas também em crises alérgicas. Neste artigo iremos abordar os vários tratamentos para tosse e coriza.

Tratamento para tosse e coriza

Para se definir o tratamento para tosse e coriza, é necessário perceber qual a origem destes sintomas. Se o motivo é alguma alergia, então o medicamento mais adequado será um anti-histamínico. Por exemplo, quando a tosse e coriza resultam de uma reação alérgica, elas vêm acompanhadas por olhos lacrimejantes e espirros.

No entanto, é fundamental ter a certeza, pois medicamentos incorretamente utilizados para tosse e coriza podem fazer a doença evoluir para algo mais grave, como por exemplo, uma pneumonia. Por exemplo, se existir catarro, é importante expulsá-lo das vidas respiratórias, não sendo por isso indicada a toma de um antitússico.

Nesta situação, se tomar este medicamento, a remoção da secreção respiratório (catarro) não ocorrerá, provocando a acumulação nos pulmões, que pode levar a uma infeção respiratória.

Geralmente podem também ser utilizados xaropes no tratamento da tosse e coriza, sendo ótimas soluções. Contudo, apenas deve tomar algum xarope por indicação do médico, de acordo com os sintomas observados.

Tratamento para tosse seca com coriza

Quando tiver tosse seca e coriza, sem no entanto existirem outros sintomas, ou apenas acompanhados por espirros, então normalmente a causa é alérgica. Dessa forma, o tratamento geralmente prescrito nestas situações é a toma de um anti-histamínico (exemplo: cetirizina). Pode também tomar um antitússico, para ajudar a aliviar a tosse seca (exemplo: codeína).

Tratamento para tosse com catarro e coriza

Nas situações onde estão associadas tosse com catarro e coriza, o tratamento deve procurar aliviar os sintomas apresentados, bem como, auxiliar na expulsão do catarro.

O tratamento para tosse com catarro e coriza é habitualmente constituído por medicamentos adequados para resfriados e gripes, podendo eventualmente incluir um antibiótico, como por exemplo a amoxicilina.

Para a tosse com catarro e coriza, deve também reforçar a sua alimentação com alimentos ricos em vitamina C, de modo a aumentar as defesas naturais do organismo.

Remédio caseiro para tosse e coriza

Vaccinium angustifolium

Além dos tratamentos médicos, há também alguns remédios caseiros que irão ajudar a aliviar os sintomas, combatendo a tosse e a coriza. Estes não devem substituir o tratamento médico, mas sim complementá-lo. O chá de alfazema, ou o chá de mirtilo, são ótimos remédios caseiros para tosse e coriza.

Ingredientes:

– saqueta de chá (mirtilos ou alfazema);

– uma chávena de água.

Como preparar:

Coloque a água ao lume. Quando levantar fervura, desligue e adicione a saqueta ou uma colher de chá. Depois de estar a uma temperatura agradável, adoce a gosto (preferencialmente com mel), e está pronto a beber.

Cuidados a ter quando tem tosse e coriza

Há alguns cuidados que deve ter em caso de ter tosse e coriza, de forma a não agravar a situação. Conheça de seguida alguns cuidados a seguir quando tem tosse e coriza:

  • alimente-se bem;
  • hidrate-se corretamente (irá ajudar a tornar o catarro mais fluído, facilitando a sua expetoração);
  • proteja-se do frio.